Search
Close this search box.

Diretor de Proteção Ambiental do Ibama visita Altamira depois assinar termo de Cooperação com a SEGUP/PA

Continua após a publicidade

O Diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Olivaldi Azevedo, está em Altamira, no sudoeste do Pará. A visita ao município acontece um dia depois da assinatura de um Termo de Cooperação, assinado em Belém, entre a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para ações de fiscalização ambiental no Estado.

Segundo Olivaldi a visita à Altamira é para acompanhar as ações que estão sendo conduzidas pelo Ibama para diminuir os índices de desmatamento na região, principalmente na Terra Indígena Ituna-Itatá, entre os municípios de Altamira e Senador José Porfírio, onde só neste mês de janeiro, já foi detectado o desmatamento de mais de mil hectares de suas florestas. O Diretor também falou que durante o período que estiver no município, pretende se reunir com representantes do Ministério Público Federal e da Polícia Federal aqui de Altamira.

Olivaldi disse que nesses dias de operação do IBAMA na região, o desmatamento foi quase zerado, o que indica que as ações na área devem ser constantes. Ele ainda ressalta que por isso é importante o apoio da Polícia Militar, para que os agentes entrem nessas áreas de desmatamento sem correr riscos e possam realizar seus trabalhos. O termo assinado entre a SEGUP/PA e o IBAMA tem validade de um ano, mas em breve deve ser convertido em um convênio.

Sobre a declaração do Senador Zequinha Marinho (PSC-PA), que em um vídeo divulgado nas redes sociais na semana passada, chegou a fazer ofensas aos Agentes do IBAMA e falar que ia pedir ao Governo do Estado que não apoiasse mais as ações do Instituto, Olivaldi foi enfático. Disse que as declarações do Senador não atrapalharam porque o Governo do Estado não retirou o apoio da Polícia Militar.

Por Valéria Furlan

Foto: Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *