Mais da metade dos paraenses possuem dividas. A taxa de endividamento no Estado chega a 58,6%. É o que mostra a última Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC -Fecomércio PA/CNC) registrada em agosto de 2019. Para deixar o endividamento, os consumidores contam com uma ferramenta on-line para negociar possíveis dívidas que possuam com diversos bancos. A ação é desenvolvida pelo Governo Federal, e, no Pará, contará com apoio do Procon, que integra a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh).
A renegociação de dívidas pela internet começou na quarta-feira (18) e segue até o dia 30 de setembro, para que possui dívidas com os bancos BMG, Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal, Santander e Bradesco. Todas as instituições oferecerão condições especiais ao pagamento das dívidas, que podem ser renegociadas no site www.consumidor.gov.br, por computadores, smartphones e tablets. A ação faz parte das comemorações aos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor.
FACILIDADES
O órgão estadual participa da ação após aderir à campanha nacional “Mutirão de Renegociação de Dívidas Bancárias”, promovida pela Associação Brasileira de Procons (ProconBrasil) e Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). Para o secretário da Sejudh, Rogério Barra, as expectativas são de grande procura para as negociações, já que esta é mais uma forma de garantir facilidades aos consumidores.
“O contato da população tem sido grande. Muitos estão interessados em quitar suas dívidas. Facilitar o acesso a uma renegociação, com condições especiais, é bom para o consumidor de qualquer local”, declara. “A partir de uma renegociação, o nome do consumidor sai do programa da restrição ao crédito e o cliente voltar a estar habilitado ao cadastro positivo”, afirma.
MUTIRÃO
Caso o interessado em negociar suas dívidas não tenha acesso a internet, um mutirão será realizado na próxima segunda-feira (23), de 9h às 12h, na sede do Procon, localizado na travessa Lomas Valentinas, 1150, em Belém.
Fonte: DOL