A quantidade de divórcios caiu em 10,3% nos 11 primeiros meses de 2022, após o fim do isolamento social por conta da pandemia. Dados são da Central Notarial de Serviços Eletrônicos Compartilhados (Censec), administrada pelo Colégio Notarial do Brasil, e foram divulgados nesta quarta (14).
De acordo com o levantamento, o número de divórcios no estado, que havia atingido crescimento recorde durante o auge da pandemia, diminuiu em comparação ao ano passado e atingiu a menor quantidade desde 2017.
Em números absolutos, no Pará, foram 1.155 divórcios em Cartórios de Notas entre janeiro e novembro deste ano, frente a 1.287 em 2021. Os meses com maiores quedas foram novembro, julho e agosto.
“O crescimento no número de divórcios já era algo observado com o passar do tempo. A pandemia e o confinamento podem ser fatores que contribuíram para o ‘boom’ nos últimos dois anos, mas, com certeza, a possibilidade de se separar legalmente pela internet, por meio da plataforma e-Notariado, também impulsionou. Passado o período pandêmico, essa procura deve encontrar uma estabilidade”, disse a presidente da Associação dos Notários e Registradores do Pará, Moema Locatelli Belluzzo.
Na comparação entre os 11 primeiros meses deste ano com o mesmo período de 2020 foram registrados 1.207 divórcios. A queda foi de 4,3%.
Já entre o primeiro e o segundo ano da crise sanitária da Covid-19 houve crescimento de 6,6% nas dissoluções de casamento no estado.
Fonte: G1 Pará