Uma equipe técnica do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), vinda de Brasília, esteve em Vitória do Xingu na terça-feira (2 de setembro de 2025) para dar continuidade aos estudos que servirão de base ao projeto do futuro porto fluvial do município. Esta foi a segunda etapa de levantamentos de campo realizada na região.

Durante a visita, engenheiros e técnicos executaram mapeamento topográfico das margens do Rio Xingu e áreas próximas, além de sondagens e coleta de amostras de solo para análises geotécnicas. O grupo também monitorou o nível do rio e suas variações sazonais. A agenda incluiu ainda reuniões entre representantes da prefeitura, autoridades locais e setores produtivos para alinhar expectativas em relação ao empreendimento.
Etapas do projeto
O estudo tem como objetivo identificar as condições do terreno e do leito fluvial, definir parâmetros de fundação das estruturas de concreto e aço, além de indicar áreas adequadas para atracação, pátio de estocagem e acessos rodoviários. Esses dados vão subsidiar o relatório técnico e o orçamento inicial da obra.
De acordo com o DNIT, o relatório topográfico e geotécnico deve ser consolidado em até 30 dias. A partir disso, será elaborado o projeto arquitetônico e estrutural do porto. Em seguida, o órgão prevê o início do processo de licenciamento ambiental e a publicação do edital para contratação da fase de engenharia básica.
Impactos previstos
A construção do porto fluvial de Vitória do Xingu deve ampliar a capacidade de escoamento de grãos e minérios no sudoeste do Pará, além de reduzir custos logísticos para produtores e empresários. A expectativa é que a obra gere cerca de 500 empregos diretos e indiretos e atraia novos investimentos em infraestrutura e desenvolvimento regional.
O DNIT deve divulgar em breve o cronograma oficial das obras e as próximas audiências públicas sobre o projeto.
A Voz do Xingu























