O superintendente regional do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) no Pará, Diego Batista, esteve em Rurópolis, oeste do estado, nesta semana (dia 17), para assinatura da ordem de serviço da pavimentação do perímetro urbano da BR-230 (Transamazônica) no município.
A execução imediata da obra só se tornou possível por intervenção direta do deputado federal reeleito Priante (MDB) junto aos ministros Renan Filho (Transportes) e Jader Filho (Cidades).
Há apenas um obstáculo para a execução do serviço: a realocação dos postes de energia que estão no meio do eixo da rodovia e em frente a ponte do Rio Leitoso.
A retirada dos postes é de responsabilidade da Equatorial Energia. Em que pese existir ordem judicial para retirada deles, até agora a concessionária de energia não tomou nenhuma providência.
Equatorial inerte
Ainda assim, segundo Diego Batista, as obras de asfaltamento serão iniciadas.
“Iniciaremos os serviços de terraplanagem e asfaltamento imediatamente a partir do Trevo da Cidade. Se próximos 20 dias os postes não forem retirados, a obra será paralisada”, disse superintendente do Dnit.
O Município de Rurópolis e o Dnit estão notificando a Equatorial há mais de 2 anos, sem qualquer manifestação ou ação da empresa.
Os serviços de terraplanagem, assim como a via de acesso para os moradores do bairro, já foram iniciados e o tempo previsto para finalização das obras é de 60 dias.
Contraponto
Em nota ao portal, a Equatorial Energia disse que “não compactua com qualquer violação de questões que atrapalhem o desenvolvimento da região ou do estado”.
“A Equatorial informa que a questão relacionada ao deslocamento das estruturas está sendo discutida no âmbito judicial com o Dnit, onde foi interposto recurso que encontra-se pendente de julgamento.
Cumpre salientar que a Distribuidora não compactua com qualquer violação de questões que atrapalhem o desenvolvimento da região ou do estado.
Assim sendo, está sempre à disposição para apoiar os órgãos competentes na realização de qualquer ação nas localidades, dentro dos limites regulatórios estabelecidos pela União”.
Com informações do Portal Jeso Carneiro
Comments 1
Muito interessante!!!
O DNIT é o proprietário da FAIXA DE DOMÍNIO das Rodovias FEDERAIS (UNIÃO), permite uma empresa a usar a referida faixa de domínio, e quando o proprietário da terra precisa executar uma obra para a melhoria da QUALIDADE DE VIDA da coletividade, acontece esse tipo de situação, bem parecido com o que vem ocorrendo nas obras de duplicação da BR-316/PA. Aí uma pergunta: Por que a referida empresa não retira e ou realoca os citados postes em outro lugar, para permitir que as OBRAS DE ENGENHARIA RODOVIÁRIA/ SEGURANÇA VIÁRIA possam ser devidamente executadas em prol de TODOS (AS). Entendo que seria muito bom o MPF ajudar o DNIT e a COLETIVIDADE nessa situação.