Search
Close this search box.

Dois estudantes de escolas públicas paraenses são finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa

Continua após a publicidade

Dois estudantes de escolas públicas do Pará estão na disputa final da Olimpíada da Língua Portuguesa, concurso nacional  promovido pelo instituto Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC) com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). O objetivo é apoiar os professores da rede pública no aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita.

A estudante Débora Kelly Costa Bilhar e o aluno Victor Augusto de Alencar Menezes chegaram à final da competição nacional juntamente com outros 36 estudantes de todo Brasil e seus respectivos professores de Língua Portuguesa. Eles concorrem na categoria Memórias Literárias, que contemplam estudantes das 6ª e 7ª séries e o vencedor será anunciado dia 9 de dezembro, em São Paulo.

Débora Kelly Costa Bilhar é aluna da 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aliança para o Progresso, localizada no município de Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. Ela foi para a final do concurso com a redação: Quase um cinema a céu aberto e foi orientada pelo professor Mirinaldo da Silva e Silva.

Victor Augusto de Alencar Menezes é aluno do Colégio Militar de Belém e o título de sua redação foi: Rio afora, rio adentro… A vida segue, sob orientação do professor Paulo Reinaldo Almeida Barbosa

Os finalistas foram anunciados na noite desta quarta-feira, 30. 38 estudantes selecionados e seus professores, de todas as regiões do país, seguem para a final no dia 09 de dezembro, em São Paulo, quando serão revelados os vencedores nacionais. Foram premiados também os quatro professores autores dos Relatos de Prática vencedores da categoria.

Nesta sexta edição da Olimpíada da Língua Portuguesa, 4.876 municípios particiaram da disputa, sendo 42.086 escolas inscritas; 85.908 professores inscritos; 171.035 inscrições nas categorias. No total, foram mais de 5 milhões de alunos participantes das oficinas de leitura e escrita realizadas para a produção dos textos.

Professores, estudantes e população comemoram o anúncio de Débora Kelly como finalista 

Nas ruas de Vitória do Xingu nesta quinta-feira, 31, o clima era de festa e de alegria. Afinal, a menina Débora Kelly, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Aliança para o Progresso chegar à final de um concurso, disputando com centenas de outros estudantes de todo o país, já é uma vitória.

Houve até passeata pelas ruas da cidade em comemoração ao grande feito da estudante de família pobre, que ainda reside em casa de madeira, mas que tem na educação seu principal objetivo de vida, segundo seus professores.

Comunidade escolar festeja o anúncio dos finalistas da Olímpiada da Língua Portuguesa

“A Débora é uma aluna nota dez. Ela é muito dedicada, sempre muito assídua, participa de todos os eventos da escola. Ela sempre se destacou e dá muito orgulho pra nossa escola”, afirma o diretor da EMEF Aliança para o Progresso, Antonio Marcos da Silva Gama.

Ele ressalta, que apesar de ser de uma família simples, a mãe da estudante valoriza muito a educação e é extremante participativa nops eventos que a escola realiza com as famílias. “Isto é o resultado dessa parceria família-escola”, define o diretor, muito orgulho do trabalho desenvolvido.

Equipe de professores e direção da EMEF Aliança para o Progresso comemora o anúncio dos finalistas

O diretor também tece elogios ao professor Mirinaldo da Silva, afirmando que ele além de inteligente “é um mestre muito dedicado à educação pública de qualidade” e que desde que resolveu se inscrever junto com a aluna, o professor avisou que iria buscar a medalha para a escola.

 Débora juntamente com mãe e avós em sua casa, após saber que é finalista no concurso

Fonte: Portal Roma News

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *