No próximo domingo (5), eleitores de Viseu, no nordeste do Pará, voltam às urnas para eleger novo prefeito e vice-prefeito por meio de eleições suplementares. Cerca de 47 mil pessoas devem ir às seções eleitorais das 8h às 17h.
Os candidatos ao pleito são:
– Maria Rosalina Ribeiro dos Santos, a “Mãe da Carla Parente” (nº 55 – PSD – Construindo uma Nova História) | candidato a vice-prefeito Zé Nobre
– Cristiano Vale (nº 11 – PP – Voltando pra Cuidar da Gente) | candidato a vice-prefeito Mauro da Serra
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará), desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, e o vice-presidente, o desembargador corregedor, José Maria Teixeira do Rosário, e a diretora-geral do TRE do Pará, Nathalie Castro, acompanharão a votação na cidade.
Viseu tem 168 seções eleitorais espalhadas em 71 locais de votação dos quais 6 estão localizados na área urbana, 60 na zona rural; 4 na região das ilhas e 1 em área quilombola.
O eleitorado feminino representa 47,77% da população, com 22.425 mulheres. Já o eleitorado masculino representa 52,16% da população com 24.483 pessoas.
Ao todo, 620 mesários trabalharão nas seções eleitorais, as quais terão168 urnas eletrônicas do modelo 2020. Outras 72 podem ser utilizadas se houver necessidade de substituição.
A totalização dos resultados está prevista para às 18h do domingo.
Auditoria
Ao mesmo tempo em que ocorrerá a votação, será realizada a chamada Auditoria da Votação Eletrônica, instalada no Fórum de Justiça de Viseu. O processo tem por objetivo demonstrar a integridade da votação eletrônica.
O sorteio das seções eleitorais que terão as urnas auditadas na Auditoria da Votação Eletrônica será realizado no dia 04 de fevereiro de 2023 (sábado), a partir das 9h, no Fórum de Justiça de Viseu ‘Juiz Francisco Severiano Duarte’, localizado na Rua Major Olimpio, 235.
A Auditoria da Votação Eletrônica das eleições suplementares de Viseu ocorrerá no dia 05 de fevereiro de 2023, no mesmo dia e horário da votação (das 8h às 17h), no Fórum de Justiça do município. O evento é público e qualquer pessoa poderá acompanhar.
Fonte: G1 Pará