Menu

Em Altamira, Seap e OAB entregam mais um Parlatório Virtual

O Parlatório permite economia de tempo e custo ao trabalho dos advogados no atendimento aos custodiados nas unidades penais

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Continua após a publicidade

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PA) entregaram, nesta quinta-feira (14), mais um Parlatório Virtual, na sede da Subseção de Altamira. O novo Parlatório atenderá aos municípios de Brasil Novo, Medicilândia, Anapu, Vitória do Xingu, Senador José Porfírio e Porto de Moz, na Região de Integração Xingu. Parlatórios também já foram entregues em Belém, Marabá e Barcarena.

A estrutura permite economia de tempo e custo para o trabalho dos advogados no atendimento aos custodiados nas unidades penais desses municípios. Nesta sexta-feira (15) já começarão os atendimentos virtuais direto da sede da Subseção da OAB de Altamira.

Os parlatórios virtuais são equipados com computador, webcam e aparelho de som, que possibilitam a conexão dos advogados com seus clientes, em qualquer unidade penal do Estado. Há segurança e comodidade para entrevistas virtuais e reservadas, sem que o advogado precise se deslocar até a unidade penal.

O advogado, no Parlatório Virtual, poderá atender no mesmo dia, diretamente de Altamira, um cliente custodiado em Breves (no Arquipélago do Marajó) e outro em Tucuruí, por exemplo.

O titular da Seap, Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues, participou da solenidade com o secretário adjunto de Gestão Operacional, Ringo Alex Frias, e outros diretores. Carlos Giovani Carvalho, secretário da Subseção da OAB, e Jacy May Gioia Rufino, secretária adjunta da OAB – Subseção Altamira.

Ampliação – Marco Antonio Sirotheau Corrêa Rodrigues disse que a Seap trabalha para aumentar o número de parlatórios virtuais no Estado, em curto prazo. Ele agradeceu ao presidente da OAB-PA, Eduardo Imbiriba, pela parceria com a Seap para implantação dos parlatórios.

“Já estamos trabalhando pra isso. Com certeza, a implantação de parlatórios virtuais possibilita o atendimento jurídico para pessoas privadas de liberdade (PPL). Isso faz parte do nosso avanço dentro da reinserção social que tanto almejamos. Só tenho a agradecer à Subseção da OAB de Altamira pela parceria e recepção”, disse o secretário.

Segurança e economia – Carlos Giovani Carvalho ressaltou as facilidades do Parlatório para todos, incluindo a própria segurança, uma vez que não há necessidade de retirar o interno da casa prisional para ser atendido pelo advogado. Carlos Carvalho agradeceu à Seap pelo esforço para concretizar o novo Parlatório.

“Não só a importância do nosso acesso direto aqui de Altamira para contatar nossos clientes do presídio de Vitória do Xingu, mas de todo o acesso com os presídios do Estado. É uma economia, sem dúvida alguma, de tempo de todas as pessoas. Inclusive, há segurança para os próprios funcionários da Seap, quanto para os advogados que visitam as casas penais. Que essa parceria entre a OAB e Seap, nessa nova gestão, se fortaleça cada vez mais”, frisou Carlos Carvalho.

A secretária adjunta Jacy May Gioia Rufino destacou que o Parlatório “vai viabilizar muito o acesso do advogado com seu cliente carcerário”. Ela citou a distância entre Altamira e a unidade penal de Vitória do Xingu (21 quilômetros). “Hoje podemos trabalhar com mais rapidez, mais segurança, sigilosidade com nosso cliente. O sentido aqui foi de parceria, união e gratidão, não deixando de mencionar a intervenção do nosso presidente dr. Eduardo Imbiriba, e todos os colaboradores que foram de suma importância para a realização desse projeto”, disse a secretária adjunta.

Atualmente, mais de 7.246 advogados estão inscritos no sistema planner (agendamentos) da Seap. Em 2022 houve 66.555 agendamentos, sendo 9.775 virtuais e 56.780 presenciais. E em 2023, até o momento, já foram registrados 50.309 agendamentos – 5.390 virtuais e 44.919 presenciais.

Fonte: Agência Pará

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.