Search
Close this search box.

Em Anapu, polícia realiza operação “Paz no Campo” em áreas de conflito agrário

Continua após a publicidade

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários (DECA) de Altamira, realizou nos dias 9 e 10 de abril a operação “Paz no Campo”, no município de Anapu. A ação integrou a agenda institucional durante o período conhecido como Abril Vermelho, que é marcado por mobilizações em prol da reforma agrária em todo o país.

Com apoio do setor de conciliação agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), as equipes concentraram suas atividades nos lotes da Gleba Belo Monte e da Gleba Bacajá. O principal objetivo da operação foi monitorar a situação de comunidades que vivem em áreas com histórico de disputa fundiária, promover a escuta ativa dos moradores e garantir a presença do Estado em regiões de vulnerabilidade social.

Durante a operação, foram realizados o cadastramento dos ocupantes, o levantamento das condições de vida nas localidades e o repasse de informações sobre investigações em curso, nas quais as comunidades aparecem como vítimas. A iniciativa também buscou prestar esclarecimentos sobre o andamento de processos administrativos no INCRA relacionados à criação de assentamentos formais.

De acordo com a DECA, apesar de algumas ocorrências passadas ainda estarem em apuração, as áreas visitadas atualmente estão pacificadas. A presença conjunta da Polícia Civil e do INCRA nas localidades teve ainda o intuito de prevenir novos conflitos e assegurar o cumprimento das políticas públicas fundiárias na região.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página