Em Brasília, ACBM busca cooperação federal para fortalecer a resiliência climática na região do Xingu

Continua após a publicidade

Uma equipe técnica da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM) participou, nesta terça-feira (28.jan.2026), de uma reunião institucional com representantes da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, em Brasília (DF). A comitiva foi formada pelo secretário executivo da ACBM, Hiran Júnior, pela diretora de Relações Institucionais, Márcia Bueno, e pela assessora jurídica, Rebeca Mendes, que representaram o presidente da entidade e prefeito de Vitória do Xingu, Márcio Viana.

Reunião em Brasília (DF)

NotíciasRelacionadas

O encontro ocorreu com o secretário substituto da pasta, Flávio Marcos Passos Gomes Júnior, além de Daniela Cardoso, coordenadora de Cooperação Técnica, e Moisés de Andrade, analista de Infraestrutura. Na pauta esteve o Compromisso pela Sustentabilidade Climática da Região Xingu-Transamazônica, documento construído de forma coletiva pelos 13 municípios que integram a ACBM e formalizado durante a “COP30 no Xingu e Transamazônica”, realizada em outubro do ano passado, em Altamira (PA).

A Carta de Compromisso estabelece o saneamento básico como eixo central da resiliência climática na Amazônia e orienta ações voltadas ao fortalecimento da governança climática local, à promoção da equidade social e de gênero nas políticas públicas, à regularização fundiária e territorial, à transição para a bioeconomia e ao turismo de base comunitária, além da valorização dos saberes tradicionais aliada à inovação tecnológica.

De acordo com a equipe da ACBM, a reunião em Brasília abre caminho para cooperações técnicas e o desenvolvimento de projetos integrados que aliem saneamento, adaptação climática e desenvolvimento sustentável na Amazônia Oriental.

O documento completo da Carta de Compromisso já foi apresentado ao Ministério das Cidades, Jader Filho, como referência para futuras ações. A ACBM reforça que segue em diálogo permanente com o Governo Federal, em defesa de uma Amazônia sustentável, justa e resiliente.

A agenda institucional da entidade prossegue nesta quinta-feira (29/1), com a participação da equipe da ACBM em um novo encontro, desta vez em Recife (PE), onde serão discutidas e articuladas novas ações voltadas ao desenvolvimento dos municípios associados.

A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Você não pode copiar conteúdo desta página