Dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mostram que o Certificado de Aeronavegabilidade do avião agrícola que caiu em uma fazenda, localizada na zona rural de Altamira, está cancelado.
Conforme o registro, o monomotor modelo EMB-201A, com número de série 200465, fabricado em 1982 pela Neiva, está com o Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) vencido desde 2017.
Se o certificado de aeronavegabilidade estiver suspenso ou cancelado, a aeronave não estaria apta para fazer voos.
Foto: Wilson Soares
O avião agrícola usado para pulverização de pastagens de prefixo PT-GYQ caiu por volta das 8h30 da manhã deste domingo, 14. Dentro da aeronave estavam dois tripulantes, identificados como Gabriel Ribeiro da Silva, de 35 anos, e Paulo Riato Filho, de 62 anos. Eles sofreram ferimentos e foram socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros de Altamira e levados para o Hospital Regional Público da Transamazônica, mas não correm risco de morte.
Os sobreviventes disseram aos militares do Corpo de Bombeiros que, ao perceberem que o avião iria cair, acionaram os mecanismos de ejeção e foram lançados para fora da aeronave.
Foto: 9º GBM/Altamira
Após a queda, o avião pegou fogo e ficou totalmente destruído, com partes da aeronave espalhadas entre os galhos de árvores e pela vegetação.
Uma equipe do SERIPA I (Primeiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) de Belém deverá se deslocar à Altamira ainda esta semana para fazer uma investigação das causas da queda do avião agrícola.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu