Duas embarcações pesqueiras, itens como redes de pesca 7mm e aproximadamente meia tonelada de pescado da espécie piaba foram aprendidas na manhã desta quinta-feira (9) em Óbidos, no oeste do Pará.
A apreensão foi realizada pela equipe de fiscalização ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O flagrante foi possível graças a denúncia de moradores de uma comunidade próxima à sede do município, que relataram a prática da pesca predatória com uso de redes do tipo arrastão.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/v/m/MwH61TSQAxSqHpo9bsIA/whatsapp-image-2021-09-09-at-15.31.54.jpeg)
Embarcações foram abordadas após denúncias de moradores de comunidade — Foto: Ascom PMO/Divulgação
Após a denúncia, foi realizada a abordagem às duas embarcações vindas do Amazonas que traziam a carga sem nota de transporte de pescado e com material fora do padrão exigido pela Instrução Normativa n° 43/2004 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo a Semma, deve ser lavrado um termo de apreensão das geleiras, e os proprietários devem responder a procedimentos administrativos e multa por descumprimento da legislação ambiental.
A Vigilância Sanitária do município foi acionada para verificar qual a destinação correta do pescado, caso ele esteja em condições para consumo.
Fonte: g1 Santarém





















