Uma empresa de materiais de construção em Novo Progresso, sudoeste do Pará, é alvo de uma investigação por suspeitas de lavagem de dinheiro.
Um mandado de busca e apreensão foi cumprido na sede da empresa e na casa do proprietário no bairro de Vista Alegre, a pedido do Ministério Público de São Paulo e do relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), órgão do Ministério da Fazenda.
De acordo com as investigações, a lavagem de dinheiro estaria sendo praticada para dissimular a origem ilegal de ativos financeiros. O delegado Thiago Dias informou que foram constatadas movimentações financeiras incompatíveis com as atividades da empresa e com as condições econômicas do empreendimento. “Identificamos a transferência de valores para pessoas jurídicas em outros estados que não possuem vínculos algum com a empresa”, explicou.
A ação policial teve apoio da Superintendência Regional de Itaituba, da Delegacia de Novo Progresso e agentes do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp).
Segundo a Polícia Civil do Pará, um inquérito policial foi instaurado pela Delegacia Especializada em Investigação de Lavagem de Dinheiro (DEILD) vinculada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).
Os documentos e outros materiais apreendidos serão analisados. As investigações continuam.
G1 Pará