Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 13 e 20 de novembro, já podem fazer a inscrição. O cadastro é on-line e rápido. Mas antes de finalizar o processo é preciso optar se vai querer realizar a prova no regime remoto ou digital. Veja o qeu muda.
O que é o ‘Enem Digital’?
O Enem Digital é um método, em teste, que garante um computador para que o aluno faça a prova. Nesse caso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) organiza os locais de provas – entre universidades e instituições tecnológicas – para que o estudante preste o exame no formato digital. Somente a redação que deverá ser feita em punho.
O que difere do Enem Digital para o Enem impresso?
Pelo edital, a metodologia Enem Digital vai acontecer nos mesmos dias e horários da prova tradicional. A diferença é na limitação de vagas, um pouco mais de 100 mil para todo o Brasil. Nesse caso, quanto mais cedo o aluno selecionar opção, melhores são as chances de garantir a vaga.
Como se inscrever no Enem digital?
Para fazer o Enem 2022, a pessoa deve:
- Se inscrever no site da Página do Participante INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
- Informar o CPF e a data de nascimento
- Além disso, devem preencher as perguntas pessoais, como:
- Nome do pai (é possível não declarar);
- Cor/Raça;
- Estado civil;
- Nacionalidade.
- Imprimir e pagar o boleto, com taxa no valor de R$ 85.
Fonte: O Liberal