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Equatorial Pará alerta: para não perder o desconto da tarifa social, clientes baixa renda devem ficar atentos aos selos da conta de energia

Distribuidora traz 3 tipos de selos, que indicam situação cadastral das famílias beneficiárias da Tarifa Social de Energia Elétrica

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A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) é um benefício do Governo Federal destinado às famílias de baixa renda, quilombolas, indígenas ou que recebam o Benefício da Prestação Continuada – BPC, cujo desconto na conta de luz pode chegar a até 65%. Também estão aptas famílias inscritas no Cadastro Único com renda mensal de até três salários-mínimos cujo membro portador de doença ou pessoa com deficiência faça uso continuado de aparelhos elétricos para tratamento.

Apesar da alta participação no programa, ainda existem 31.531 famílias que podem receber os descontos, mas não estão cadastradas na Tarifa Social, somente na região da Transamazônica. Por isso, a Equatorial Pará segue realizando busca ativa e diversas ações de incentivo à atualização cadastral.

Das mais de 30 mil famílias, 19.403 estão localizadas nas cidades de Altamira, Anapu e Pacajá. A inclusão dessas famílias no benefício significa uma importante economia e representa maiores oportunidades de destinar recursos do orçamento mensal, que iriam para o pagamento da conta de energia, à compra de alimentos e necessidades básicas cotidianas.

Somente nos primeiros cinco meses deste ano, 1.927 famílias perderam o benefício por inconsistência no cadastro junto ao CRAS. Veja as cidades com maior número de clientes que estão aptos a receber o benefício.

MUNICIPIO POTENCIAIS TSEE

Altamira 9.228 Clientes
Anapu 5.285 Clientes
Pacajá 4.890 Clientes
Uruará 4.101 Clientes
Medicilândia 4.098 Clientes
Brasil Novo 2.501 Clientes
Vitória do Xingu 1.428 Clientes

Fique atento aos selos da conta para não perder o desconto

Com o objetivo de tornar mais clara essa comunicação com os clientes e facilitar a observância dos prazos para evitar a perda do benefício, a Equatorial Pará indica com os selos na conta o cadastro do beneficiário, vencimento do NIS e a perda do benefício, como ilustrado abaixo:

O selo “Cliente cadastrado na Tarifa Social” identifica que o cliente já está cadastrado no programa, com NIS válido, e recebendo o desconto mensal de até 65% na tarifa, variando de acordo com seu consumo;
Já o selo “Seu NIS vai vencer, procure o CRAS do seu município” informa um status de alerta, que identifica que nos próximos meses o NIS do cliente ficará desatualizado e ele poderá perder o benefício da tarifa social baixa renda, sendo assim necessário regularização junto ao CRAS;
O terceiro selo, “Benefício da Tarifa Social cancelado’’, indica que o benefício foi cancelado para a unidade consumidora. Clientes que se enquadrarem nesta situação também devem procurar o CRAS para regularização e avaliação do status do cadastro.
O Gerente de Relacionamento com o Cliente, João Pedro, explica que os selos servem para informar a situação cadastral de cada cliente inscrito no Baixa Renda. “O objetivo dos selos é ampliar e tornar mais clara a comunicação com os clientes Baixa Renda para três tipos de situações comuns em relação ao seu benefício: quando o beneficiário está com seu NIS – Número de Identificação Social cadastrado e ativo, quando o vencimento de seu NIS está próximo e o alerta sobre a perda do benefício. Uma das vantagens que os selos oferecem é para que o beneficiário não perca o subsídio da Tarifa Social de Energia Elétrica, garantido pelo Governo Federal”, destaca João Pedro.

Desse modo, estar atento à sua situação cadastral em relação ao benefício é fundamental para as famílias de baixa renda usufruírem do desconto, verificando sempre os avisos que constam na conta de energia. Também é importante realizar atualização dos dados a cada 2 anos junto ao CAD-UNICO mais próximo de casa, levando CPF ou RG; NIS ou BPC atualizados e válidos, e a conta contrato que receberá o desconto.

Além disso, para saber se o NIS está ativo, o cliente pode procurar Centro de Referência de Assistência Social – CRAS munidos dos documentos pessoais para realizar atualização e cadastro no Tarifa Social. Já para fazer o cadastro junto a Equatorial Pará, basta que este cliente entre em contato por meio do WhatsApp (91) 9217-8200, falar com a assistente virtual, Clara, na opção Tarifa Social Baixa Renda. Quem preferir pode também acessar o site www.equatorialenergia.com.br ou procurar uma agência de atendimento ao público da Equatorial.

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