Desde de janeiro de 2024, a Equatorial Pará realiza diversos serviços de manutenção na região do município de Senador José Porfírio, dentre eles a poda e a limpeza de faixa (roço). Esses procedimentos consistem em podar árvores, arbustos e limpar vegetações que possam oferecer riscos, quando próximas da rede elétrica.
A poda de árvores em locais privados é de responsabilidade do proprietário, já a das que ficam em vias públicas é da prefeitura dos municípios. Entretanto, no caso de chegar próximo ou mesmo encostar na rede, a situação passa a ser da Equatorial Pará, por ser a única autorizada a interferir na rede de energia.
A mesma lógica é usada no caso de outras vegetações, por exemplo, plantações que cresçam abaixo da rede elétrica ou linhas de transmissão, pois não é recomendado, nem autorizado o cultivo de plantações abaixo da rede elétrica, visto que podem crescer e afetar o fornecimento ou até causar acidentes.
Por isso, a Distribuidora enviou ao município equipes especializadas nesse tipo de serviço. Só em 2024 a área limpa foi de 42 hectares, o que corresponde, aproximadamente, a 38 campos de futebol, e a previsão é de que ao total seja feita a limpeza de 122 hectares até junho deste ano.
Janilson Sampaio, gerente de Obras e Manutenção da Equatorial Pará, comenta sobre o trabalho em uma região com tantos vegetais.
“Nosso foco é manter a segurança e garantir fornecimento de energia de qualidade, por isso investimos nesse trabalho tão importante que é controlar a vegetação próxima da rede, assim, os riscos à saúde e à continuidade do serviço fornecido diminuem consideravelmente”, destaca Janilson.