As obras para a construção da primeira Escola em Tempo Integral do município de Altamira (ESTIMA), no sudoeste do Pará, iniciaram nos primeiros dias de janeiro, na área onde funcionava a Escola José Edson Burlamaqui de Miranda, localizada no bairro Aparecida.
A iniciativa do governo municipal, que será implementada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), visa reativar a função social do terreno que estava abandonado na última gestão. A área da escola Burlamaqui foi selecionada para receber uma escola com metodologia pedagógica totalmente inovadora, de tempo integral, trazendo mais desenvolvimento humano e segurança para as crianças de Altamira.
A obra vai durar cerca de 11 meses e contará com uma estrutura moderna, biblioteca, sala de informática, acessibilidade e espaços de lazer, esporte e convivência.
Outra escola que vai ser reconstruída para funcionar como Tempo Integral, será onde hoje é a Octacílio Lino, na Avenida Tancredo Neves. A escolha do local foi feita depois que os engenheiros identificaram que a escola construída em cima de uma área de lagoa, não suporta uma chuva e isso vinha trazendo riscos e inúmeros transtornos para pais, alunos e professores.
De acordo com atual gestão, além de ser um avanço para a educação do município, as Escolas de Tempo Integral também servirão como modelo educacional para o restante do interior do Pará.
CAPACIDADE
Cada escola de tempo integral que está sendo construída no município terá 10 salas de aula, com capacidade para até 400 alunos. A previsão para conclusão das obras é para o segundo semestre de 2022.
A Voz do Xingu – (Com informações da Assessoria de Comunicação da PMA)