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Especialistas dão dicas para consumidor não cair em golpes durante a Black Friday

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No próximo dia 29 de novembro será a Black Friday, a sexta-feira de descontos que mobiliza o comércio em vários países. Em meio a tantas ofertas tentadoras anunciadas, é preciso ter cautela para não cair em golpes na Internet. Como a data movimenta intensamente o e-commerce brasileiro, criminosos tendem a aproveitar o fluxo de usuários na web para atrair vítimas a sites falsos, vender produtos inexistentes e roubar dados de cartão de crédito. Para evitar que os compradores sejam lesados na tradicional sexta-feira de promoções, o Portal Roma News entrevistou especialistas que deram dicas para evitar que o consumidor saia no prejuízo.

O especialista em direito do consumidor, Moysés Bendahan, explica como se precaver na hora de efetuar compras on-line. “Se for comprar on-line, é importante checar a segurança do site. Verificar se está tudo certo com o site. Ver o nome da loja e jogar no site do Reclame Aqui pra saber se realmente existe, se tem endereço, telefone fixo, e conferir o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o CNPJ”, esclarece.

“É bom sempre desconfiar se a loja aceita apenas uma forma de pagamento, principalmente se for só no cartão de crédito. É importante procurar a opinião de outros compradores e verificar a avaliação da loja. Tome muito cuidado com a entrega. Até porque o preço da entrega pode ser maior do que a do produto”, pontua o especialista.

Para não ter problemas, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon-PA) orienta que o consumidor não compre por impulso. A Coordenadora de Fiscalização do Procon, Agatha Sodré, pede para que o consumidor se programe antes de comprar. “A pessoa que guarda dinheiro o ano todo para essa época está mais precavido contra esses golpes. É sempre bom checar o preço dos produtos antes e depois das promoções para saber se houve de fato alguma redução no valor”, disse.

Agatha também explicou as operações do Procon para fiscalizar os estabelecimentos comerciais antes da Black Friday. “Desde a última segunda-feira, 18, o Procon começou as operações nos shoppings de Belém e nas lojas do comércio. O objetivo é orientar, fiscalizar e pedir uma comprovação de que a promoção está sendo aplicada, para evitar que o consumidor seja lesado. É importante ressaltar que o consumidor faça a denúncia junto ao Procon para combater essas fraudes. A operação vai continuar até as festas de final de ano”, finaliza.

Caso o consumidor se sinta lesado, pode fazer a denúncia pelo telefone 151 ou presencialmente, no posto do Procon, localizado na Travessa Lomas Valentinas, 1150, no bairro da Pedreira, em Belém.

Fonte: Portal Roma News

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