Search
Close this search box.

Estado lança aplicativo para coibir prática de furtos e roubos de celulares no Pará

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Continua após a publicidade

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), lançou na noite desta quinta-feira, 13 de junho, o aplicativo IMEIGuard, que permitirá a consulta sobre um aparelho celular durante as ações policiais e rondas, com o objetivo de auxiliar as forças de segurança e coibir a prática dos crimes. O lançamento oficial aconteceu às 21h, no estacionamento do Mangueirão, e contou com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho. 

Registro de Ocorrência – A Segup reforça, portanto, o registro do boletim de ocorrência em casos de furto ou roubo o do aparelho, para que os dados constem no Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), permitindo que ocorra a apreensão do celular furtado ou roubado, e também a devolução ao proprietário. 

Durante o evento Parárraiá, policiais militares estarão fazendo a leitura de QR codes de aparelhos para verificação de IMEIs, e ainda, equipes de servidores vão reforçar a campanha, para que a população possa fazer o cadastro dos seus dados e IMEI no Sistema Alerta Celular Pará, por meio do site: https://alertacelular.pa.gov.br/, para facilitar a identificação dos dados durante as ações policiais. 

O Alerta Celular permite que o usuário cadastre os códigos identificadores de cada aparelho (IMEI), números de contato, vinculando o IMEI do aparelho ao CPF do proprietário. Após o cadastro, os dados do seu celular ficam registrados no sistema, que poderão ser cruzados com os dados do SISP. No momento em que um agente de segurança aborda uma pessoa, poderá verificar pelo ImeiGuard, na hora, se o celular foi roubado e quem é o seu dono.

Serviço: Nos dias 13 a 16 de junho, equipes da Segup estarão orientando o cadastro no sistema nos acessos ao Mangueirão, e ainda, no Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM) instalado no estacionamento do estádio, para auxiliar a população no cadastro das informações.

Fonte: Agência Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *