Search
Close this search box.

Estado realiza lançamento de sementes para recuperar áreas afetadas por queimadas no Pará

Ação do Corpo de Bombeiros lançou 240 quilos de sementes na Ilha de Arapujá, em Altamira/PA

Foto: Bruno Cruz / Agência Pará
Foto: Bruno Cruz / Agência Pará
Continua após a publicidade

Em uma ação histórica e inovadora, o Governo do Estado do Pará, por meio do Corpo de Bombeiros Militar, realizou nesta segunda-feira (13 janeiro) o lançamento de 240 quilos de sementes para reflorestar a Ilha do Arapujá, em frente à orla de Altamira, no sudoeste do estado. A área de 600 hectares de mata nativa foi devastada por um incêndio de grandes proporções em outubro de 2024.

Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

De acordo com o Major Gilmarcos da Silva, comandante do 9º Grupamento Bombeiro Militar, a ação reforça o compromisso do Estado com o meio ambiente e integra a Operação PAN, que está alinhada à Operação Fênix. Esta iniciativa tem como foco a recuperação de áreas degradadas e o gerenciamento de riscos e desastres. “As sementes serão dispersas pelo helicóptero dos Bombeiros, que anteriormente foi utilizado no combate a incêndios florestais. Agora, ele atua na recuperação dessas áreas, com sementes selecionadas pelo Instituto ISA e locais mapeados com apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, explicou o Major.

A iniciativa conta também com a parceria da Prefeitura de Altamira. Segundo o prefeito Loredan Mello, o trabalho contribuirá não apenas para o reflorestamento da ilha, mas também para a prevenção de novos incêndios, melhorias climáticas e fortalecimento do turismo local. “É um momento histórico que merece nosso reconhecimento ao Governo do Estado e ao Corpo de Bombeiros pela dedicação ao meio ambiente”, afirmou.

Mobilização e expansão das ações

Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

Durante a Operação PAN, foram utilizados uma aeronave, cinco viaturas e mobilizados cerca de 30 profissionais. A iniciativa deve ser expandida para outros municípios que também sofreram com incêndios florestais, como Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará.

Espécies nativas para revitalização

Foto: Bruno Cruz / Agência Pará

O lançamento incluiu sementes de cerca de 30 espécies nativas, como Anajás, Fava Carazinho, Cajueiro, Falso Pau Brasil, Bacaba e Andiroba. Essas espécies foram escolhidas para garantir o equilíbrio do ecossistema, crescendo sem competição com as árvores pioneiras e promovendo a restauração da vegetação original.

Inspeções preventivas

No domingo (12/1), as equipes realizaram inspeções no Tabuleiro do Embaubal, em Senador José Porfírio, e na Ilha de Urucuicaia, em Porto de Moz. Esses locais foram identificados por imagens de satélite como áreas prioritárias para intervenções ambientais devido às cicatrizes de queimadas.

A ação marca um passo significativo na preservação ambiental no Pará, unindo esforços governamentais e municipais para mitigar os impactos das queimadas e promover a sustentabilidade.

Com informações da Agência Pará.

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *