A Polícia Civil prendeu, no último sábado (26 de julho de 2025), o ex-servidor público Harrison da Silva Castelo Branco, suspeito de tentar extorquir o prefeito de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará. De acordo com informações repassadas pela gestão municipal, Harrison teria exigido a quantia de R$ 1 milhão para cessar a publicação de vídeos com denúncias contra a atual administração.
Nos últimos três meses, o acusado vinha divulgando nas redes sociais gravações em que apontava supostas irregularidades na gestão do município. Além disso, chegou a acionar instâncias superiores para denunciar autoridades locais, insatisfeito com a atuação de órgãos de fiscalização.
NotíciasRelacionadas
Diante das acusações e da suposta tentativa de extorsão, a Prefeitura ingressou com uma ação na Justiça, que resultou na expedição de um mandado de busca e apreensão. Durante a operação, policiais civis apreenderam o celular de Harrison e o conduziram até a delegacia para prestar esclarecimentos. O aparelho será periciado.
Harrison já ocupou cargos de assessor especial na Prefeitura e na Câmara Municipal de Vitória do Xingu, em gestões anteriores. Atualmente, é presidente de um partido político no município e teria apoiado um dos candidatos derrotados nas últimas eleições municipais.
A investigação segue em andamento para apurar os detalhes do caso e possíveis desdobramentos.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu























