Menu

Exército Brasileiro realiza Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para Áreas de Conflito

Foto: Wilson Soares/A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares/A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

O Exército Brasileiro, através do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), “Centro Sérgio Vieira de Mello”, realizou entre os dias 08 a 12 de novembro, no Rio de Janeiro, o Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para Áreas de Conflito (EPJAIAC 2021).

Foto: Wilson Soares/A Voz do Xingu

O treinamento tem como objetivo capacitar jornalistas e assessores de imprensa a exercerem suas atividades profissionais em ambientes instáveis e em áreas de conflito.

Este ano,16 profissionais de comunicação de quatro diferentes regiões do país, foram selecionados para participar do estágio, que acontece anualmente na Base Militar, sediada no Rio de Janeiro.

Participaram representantes dos seguintes veículos de comunicação: TV Band, TV Band Amazonas, TV Globo Rio, Globo News, TV Morena (afiliada da GLOBO), Record TV Rio, TV Itapuan (afiliada da TV Record em Salvador), Agora RN (Natal) e Rádio 98 FM Belo Horizonte; o Portal A Voz do Xingu (Altamira/PA), Portal Correio de Carajás (Marabá), Assessoria de Imprensa da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, Assessora de Imprensa da Câmara Municipal de Marabá, Assessoria de Imprensa do Governo do Estado do Pará, Assessoria de Imprensa do Governo do Estado de Mato Grosso e Assessoria de Imprensa da Infraero.

Durante o treinamento, os profissionais assistiram palestras com integrantes da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Defesa, do Centro de Comunicação Social do Exército, do Centro de Comunicação Social da Marinha e do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica.

Foto: Wilson Soares/A Voz do Xingu

A atividade foi enriquecida, também, com as palestras realizadas pelo jornalista Marcos Uchôa, pela professora doutora Karenine Rocha (Centro de Estudos de Pessoal); pelo Coronel do Exército Brasileiro, veterano Carlos Frederico Gomes Cinelli; e pela major Gabriela (chefe da Comunicação Social do Comando Militar do Leste), todos possuidores de larga experiência nos assuntos ministrados.

Foto: Wilson Soares/A Voz do Xingu
Foto: Christiano Antonucci
Foto: Christiano Antonucci
Foto: Christiano Antonucci

Já na prática, os estágios assim também chamados durante o período do curso, tiveram instruções relacionadas à comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados/áreas suspeitas, Defesa Química/Biológica/Radiológica/Nuclear (DQBRN), dentre outras.

Foto: Wilson Soares/A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares/A Voz do Xingu
Foto: Christiano Antonucci

Para o jornalista Wilson Soares, responsável pelo Portal A Voz do Xingu, o estágio deu a ele conhecimento que servirá para toda a vida. “Aqui nós apreendemos a trabalhar em grupo, pontualidade, responsabilidade e como se proteger em caso de uma cobertura em uma área de conflito. Além disso, eu destaco as técnicas que aprendemos e que poderão ser colocadas em prática não somente em uma guerra, mas a qualquer momento, como as noções de primeiros socorros e como atuar em caso de um incêndio. Foi uma faculdade que eu cursei em uma semana, e que as técnicas que aqui aprendi servirão para minha vida toda. Aproveito para agradecer ao Exército Brasileiro, através de todos que fazem o CCOPAB, e também ao Comando Militar do Norte, pela oportunidade de poder participar deste estágio”, pontuou Wilson Soares.

Foto: Christiano Antonucci
Foto: Christiano Antonucci
Foto: Christiano Antonucci

De acordo com comandante do CCOPAB, Coronel C. Barbosa, a realização do EPJAIAC 2021 foi possível em virtude do imprescindível apoio das seguintes Organizações Militares da Guarnição da Vila Militar do Rio de Janeiro:

Companhia de Comando da Brigada de Infantaria Paraquedista, Companhia Precursora Paraquedista, 8º Grupo de Artilharia Paraquedista, 57º Batalhão de Infantaria Motorizado, 11º Batalhão de Polícia do Exército, Escola de Sargento de Logística, Escola de Instrução Especializada, Centro de Adestramento-Leste e Base Aérea dos Afonsos.

Foto: Christiano Antonucci

Ao final do estágio, todos os 16 comunicadores receberam certificado de conclusão do curso, concedido pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

Certificado

A Voz do Xingu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.