Uma caravana formada por servidores da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), entre eles a superintendente, diretores e técnicos da autarquia federal, estão na região da Transamazônica desde a última segunda-feira, 20, dialogando com autoridades e produtores.
A Expedição Sudam, como é denominada, iniciou com um encontro na Associação Comercial de Altamira, onde na ocasião, reuniu representantes de vários órgãos públicos, autoridades do município e agentes financeiros.
Nesta terça a caravana foi até a Medicilândia, onde a superintendente e os técnicos tiveram a oportunidade de visitar várias plantações de cacau e conhecer a fabricação de diversas marcas regionais de chocolate e geleias, que são produzidas por pequenos produtores de forma artesanal.
A Expedição Sudam pretende interiorizar essas ações. Além buscar conhecer melhor a realidade dos municípios do interior, seus problemas, suas demandas e potencialidades, a caravana de técnicos também colheu dados para subsidiar projetos de desenvolvimento regional e o planejamento de políticas públicas. A visita da equipe da Sudam à região da Transamazônica também tem como objeitvos; prospectar empreendimentos aptos ao recebimento de incentivos fiscais, um dos instrumentos de ação da Sudam, e verificar o nível de acesso do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) por parte dos produtores locais.
SOBRE A SUDAM
Desde 2021, a Sudam, instituição federal de planejamento, fomento e articulação de políticas públicas na Amazônia, entrou em uma nova fase de planejamento regional. Técnicos da superintendência visitaram todas as capitais dos nove estados que compõem a Amazônia Legal com o objetivo de fortalecer o diálogo entre a autarquia e atores regionais, conhecer realidades, demandas, potencialidades, e buscar ações conjuntas para promoção do desenvolvimento regional includente e sustentável na região.
A Voz do Xingu – com informações da Ascom / Sudam