A Expo Xingu, tradicional feira voltada ao fomento do comércio, da indústria e do agronegócio no sudoeste do Pará, voltará a ser realizada em 2026, após sete anos de interrupção.
A retomada do evento foi oficializada na noite desta terça-feira (5 de agosto), durante reunião da diretoria da Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Altamira (Aciapa), quando foi apresentado o novo projeto da feira.
A principal novidade é que a Aciapa assumiu os direitos da marca Expo Xingu, que até então pertenciam ao empresário Eurípedes Amorim, responsável pelas duas primeiras edições da feira, realizadas até 2019. Segundo Eurípedes, a transferência representa mais do que o repasse de uma marca: é a entrega de um legado voltado à valorização do empresariado local e regional.

Foto: Wilson Soares
“Quando criamos a marca Expo Xingu, a ideia sempre foi valorizar o comércio, o empresariado e a cultura da nossa região. Mas entendi que não deveria mais ser uma iniciativa conduzida apenas pela minha empresa. E, para mim, nada mais adequado do que a Aciapa, por sua representatividade e por sua atuação em prol do desenvolvimento econômico e social de Altamira e de toda a região, dar continuidade a esse projeto”, afirmou o empresário Eurípedes Amorim, que também é diretor da Associação.
Durante a reunião, realizada no auditório da Aciapa, os participantes conheceram a proposta inicial da Expo Xingu 2026, que está sendo desenvolvida por uma empresa de consultoria. A nova edição contará com uma estrutura ampliada e segmentada em diversos pavilhões temáticos.

Foto: Wilson Soares
Entre os espaços previstos estão o Pavilhão do Agronegócio e Indústria, o Eco Xingu (dedicado à inovação e bioeconomia), o Pavilhão do Comércio e Serviços (com presença do comércio local, turismo e artesanato), além da Área Gastronômica do Xingu e setores para capacitações e apresentações artísticas.
A Expo Xingu 2026 será lançada oficialmente no dia 11 de outubro, em uma cerimônia no Centro de Eventos Vilmar Soares, em Altamira, quando será iniciada a comercialização dos estandes.

Foto: Wilson Soares
“Essa noite marca um momento histórico para a Aciapa. Depois de 40 anos, recebemos a marca Expo Xingu, registrada por nosso associado e diretor Eurípedes Amorim. Agora, o legado dessa feira será conduzido pela Associação, e com certeza trará muitos frutos para toda a região”, destacou a presidente da Aciapa, Edina Loraschi.
Além da apresentação do projeto, a reunião também abordou outros temas de interesse da classe empresarial de Altamira.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu





















