Menu

Exposição fotográfica arrecada fundos para ajudar jornalistas no Pará

Continua após a publicidade

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) lança a exposição fotográfica virtual “Pará Ver-O-Peso que uma imagem tem” nesta quarta-feira, 19.  Ao todo, 55 fotógrafos colaboram com a mostra enviando 127 obras fotográficas que serão comercializadas a R$ 200 cada. O objetivo é constituir um fundo solidário com o dinheiro arrecado para ajudar jornalistas prejudicados pela pandemia. O lançamento será marcado por uma live, às 20 horas, com transmissão pelo canal do Sinjor Pará no Youtube.

A mostra reúne múltiplas estéticas fotográficas, como fotojornalismo, documental, figuras e paisagens amazônicas, de natureza e de cunho social, entre outros. As obras ficarão disponíveis para venda no site www.opesodaimagem.com.br a partir desta quarta-feira, 19, até o fim do mês de julho. O pagamento pode ser feito por meio de boleto e cartões de crédito e débito.

“O objetivo é auxiliar os jornalistas que ficaram doentes pelo novo coronavírus e suas famílias, e também os profissionais que estão ou ficaram desempregados durante a pandemia”, conta o presidente do Sinjor-PA, Vito Gemaque. “Precisamos mais do nunca da solidariedade entre os trabalhadores para superarmos esse momento. Não há outra saída se não for a união”.

O Pará foi um dos estados que mais perdeu profissionais de imprensa para a Covid-19 no Brasil: foram 22 desde o início da pandemia até o mês passado. O dirigente explica que a arrecadação vai contemplar jornalistas sindicalizados que estão necessitando de apoio e também as famílias de jornalistas que faleceram. “Vamos organizar um cadastro e, a partir dele, definir como o sindicato poderá contribuir, se por meio de auxílio financeiro ou doando cestas básicas ou remédios ou, ainda, pagando tratamentos médicos”.

Debate

Durante a live, o Sinjor vai anunciar a criação do Fundo Solidariedade aos Jornalistas Paraenses que também vai arrecadar doações em dinheiro por meio de conta bancária. Haverá também o debate “Imagem e Solidariedade em tempos de pandemia”, com os fotojornalistas Shirley Penaforte, Sidney Oliveira e Cláudio Pinheiro. “Vai ser um bate-papo sobre a fotografia em tempo de Covid e as dificuldades desse novo cotidiano nas redações”, antecipa Pinheiro, que também é diretor do Sinjor.

“É um momento tão difícil para os jornalistas de forma geral, que têm sofrido diariamente com agressões, principalmente por parte do governo federal, e arriscado a própria vida nas coberturas, mesmo sem estar vacinados, em nome da notícia. A gente que informação salva vidas”, descreve Shirley.

Fotógrafos solidários

Confira os fotógrafos que colaboram com a exposição: Alessandra Serrão, Ana Catarina Peixoto de Brito, Bárbara Freire, Bob Menezes, Carlos Borges, Cezar Magalhães, Cláudia Leão, Cláudio Pinheiro, Cristino Martins, David Alves, Dirceu Maués, Eduardo Kalif, Elza Lima, Eunice Pinto, Fernando Nobre, Fernando Sette, Flávia Mutran, Hely Pamplona, Isabel Abreu, Iza Girard, João Ramid, Klewerson Lima da Silva, Kleyton Silva, Leonilda Fernandes, Lucivaldo Sena, Luís Celso Borges, Marcelo Kalif, Marcelo Seabra, Marcílio Costa, Marco Santos, Maria Christina, Mariano Klautau Filho, Mauro Fernandes, Michel Pinho, Nailana Thielly, Octavio Cardoso, Osmarino Souza, Oswaldo Forte, Paula Sampaio, Paulo Amorim, Paulo Santos, Paulo Souza, Pedro Cunha, Raimundo Paccó, Renato Chalu, Ricardo Lima, Sandro Barbosa, Shirley Penaforte, Sidney Oliveira, Tamara Saré, Thiago Azevedo, Uchoa Silva, Ursula Bahia, Wagner Santana e Walda Marques. A iniciativa também tem o apoio da Max Color, Arquivo X e Panamazônica.

A exposição é uma iniciativa do Grupo de Trabalho Contra a Covid-19 do Sinjor Pará, que foi desenvolvida com a ajuda de profissionais e de estudantes voluntários. As ações também podem ser acompanhadas pelos perfis do projeto Facebook e Instagram (@opesodaimagem).

Outras iniciativas   

Entre as iniciativas de proteção aos jornalistas durante a crise sanitária, o Sinjor-PA cobrou das empresas a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a adoção do home office para os jornalistas. Também lançou o Relatório Covid-19 com o balanço dos casos de jornalistas mortos pela doença. E reuniu com o governador Helder Barbalho e representantes de prefeituras para pedir a inclusão de jornalistas na lista de prioridade para a imunização contra a Covid-19, especialmente daqueles dos que estão cobrindo a pandemia no estado.

Fonte: O Liberal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.