A Faculdade de Artes Visuais (FAV) da Universidade Federal do Pará (UFPA), repudiou, por meio de nota, ataques racistas sofridos durante evento online em alusão ao Dia da Mulher, Negra, Latino-Americana e Caribenha, no último sábado, 25.
Uma denúncia já foi protocolada junto à reitoria e o setor de tecnologia da universidade já apura de onde vieram os ataques. O caso será denunciado à Polícia Federal.
Segundo as organizadoras do evento, nos primeiros minutos da transmissão, o evento foi invadido por hackers, que ofenderam as participantes com expressões “racistas, fascista e sexistas”, além de exibirem vídeos pornográficos e de apoio ao presidente da República. Os invasores também teriam ordenado que o evento fosse encerrado e que as participantes deixassem a sala virtual.
Segundo a diretora do curso de Artes Visuais, professora Ana Cláudia Melo, além do processo instaurado na reitoria, o setor de tecnologia faz um levantamento para identificar as origens dos ataques para levar o caso à Polícia Federal. Segundo a professora, a partir da apuração dessas informações, a ocorrência será registrada também na Delegacia de Crimes Raciais.
“Na condição de brasileiras e brasileiros, que defendem a democracia e o respeito incondicional à diversidade e aos Direitos Humanos, repudiamos veementemente ataques de grupos fascistas que se apropriam dos espaços da internet para propagar discursos de ódio e praticar a violência, sobretudo de gênero, sexualidade e étnico-raciais. Eles não vão nos silenciar. Vamos a todas as instâncias cabíveis para apuração e pedido de punição aos agressores. E solicitamos apoio de todas e todos para que atitudes criminosas como estas não voltem mais a acontecer, dentro ou fora das redes digitais”, afirma a nota.
Fonte: Portal Roma News