A Faculdade Serra Dourada campus de Altamira começará a produzir, nesta sexta-feira (8), álcool em gel 70% que será destinado para a Secretaria de Saúde do município e a comunidade em geral, com o objetivo de auxiliar no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.
A produção será feita no laboratório da própria faculdade pelos alunos do 5° período de Farmácia, sob a coordenação da professora e coordenadora dos cursos de Saúde Humana da Serra Dourada, Daiane Oliveira.
Para produzir o álcool em gel, serão utilizados como insumos carbonos, álcool 92% e água destilada. A expectativa é de que sejam produzidos 20 litros do produto nesta primeira etapa, mas o objetivo é produzir uma quantidade maior com a ajuda de parceiros. “Buscamos empresas e pessoas que possam ser parceiras nessa iniciativa, doando os insumos necessários para a confecção do álcool em gel 70%. Pretendemos produzir em uma escala maior, à medida que as doações acontecerem, para que mais pessoas sejam beneficiadas”, afirma Daiane Oliveira.
Ainda segundo a coordenadora, a iniciativa surgiu devido à dificuldade de se encontrar o produto no mercado local e regional e também pelo alto custo que ele é comercializado. “Sabemos que o álcool em gel é um produto altamente eficaz no combate ao novo coronavírus e que tanto os profissionais de saúde quanto a comunidade em geral precisa dele para se proteger. Por isso, envolvemos nossos alunos nessa iniciativa e disponibilizamos nosso laboratório para colaborar nessa luta para minimizar os efeitos da pandemia”, conclui.