Search
Close this search box.

Falta de água em Altamira: de quem é a responsabilidade?

Continua após a publicidade

A Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Belo Monte, no rio Xingu, voltou a emitir uma nota de esclarecimento no último dia 05, de fevereiro, afirmando que já entregou o sistema de abastecimento de água em Altamira para a prefeitura cuidar.

Veja a nota abaixo:

“A Norte Energia informa que, de acordo com o Termo de Compromisso firmado entre a empresa e a Prefeitura de Altamira com interveniência do IBAMA, os sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto foram concluídos e entregues a Prefeitura de Altamira, responsável pela operação”.

Prefeitura diz que não recebeu o sistema

Em um recente comunicado, que circulou em uma emissora de Altamira e nas redes sociais, a Prefeitura afirma que a falta de água nos bairros Colina e Ponto Alto Leilões era devido a Norte Energia ter descumprido uma decisão judicial que obriga a empresa a abastecer, com água potável, esses bairros até a entrega completa do sistema de abastecimento de água.

O impasse entre a Prefeitura e a empresa parece não ter fim e ninguém sabe de fato de quem é a responsabilidade do abastecimento de água no município. Em alguns bairros da cidade, os moradores já chegaram a ficar até 15 dias sem água. Para amenizar o problema, muitos têm que buscar água com vizinhos que tem poço, utilizando baldes ou buscar nos igarapés que as vezes ficam a vários quilômetros de distância de suas casas.

O sistema de abastecimento de água e esgoto de Altamira deveria ser modelo para o restante do país, conforme as propagandas feitas na época, mas acabou virando um pesadelo para a população local.

Enquanto falta água para a população, a usina de Belo Monte está trabalhando com 100% de sua capacidade e a prefeitura de Altamira recebendo cerca de 5 milhões de reais por mês só de royalties vindos do uso das águas do rio Xingu, para produção de energia.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *