A sessão ordinária da Câmara Municipal de Altamira, marcada para as 9h desta terça-feira, 11 de março, não ocorreu devido à falta de quórum. Segundo o vereador Tércio Brito, primeiro-secretário da mesa diretora, dois projetos de lei estavam na pauta da reunião. Um deles propõe a alteração na forma de participação dos vereadores nas sessões. Atualmente, o regimento permite que os parlamentares participem 100% das reuniões de forma online, sem necessidade de comparecimento físico. O projeto em questão estabelece que a participação presencial seja de, no mínimo, 75%, permitindo que até 25% das sessões sejam acompanhadas por videoconferência.
“Estamos aqui para esclarecer que, devido à ausência de um número suficiente de parlamentares, não foi possível formar o quórum necessário para a sessão legislativa de hoje, 11 de março de 2025”, destacou o vereador em vídeo publicado nas redes sociais.
Esta seria a terceira sessão ordinária da legislatura de 2025/2028. Dos 15 vereadores, apenas seis compareceram ao plenário. De acordo com o regimento da Casa, é necessário o quórum da maioria, ou seja, a presença de pelo menos oito parlamentares, para que a sessão aconteça.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu