O produtor Elton Roberto Ramos, morador do município de Placas, na região sudoeste paraense, está participando pelo segundo ano consecutivo do Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que teve início nesta quinta-feira (26/6) e segue até domingo (29 de junho), no Centro de Eventos Vilmar Soares, em Altamira, no sudoeste do Pará.

Foto: Wilson Soares
Paranaense, Elton chegou ao Pará em 1981 e, desde 2002, cultiva cacau na região. Atualmente, possui cerca de 27 mil pés plantados. A partir de 2016, ele e a família decidiram investir na fabricação de chocolate artesanal, criando a marca Pérola da Amazônia.

Foto: Wilson Soares
“A gente traz direto da nossa lavoura para a nossa pequena fábrica, onde a gente produz o chocolate”, contou o produtor ao portal A Voz do Xingu. Ele destaca que o projeto vem crescendo aos poucos, com vendas iniciadas em Placas e atualmente expandindo para cidades como Medicilândia, Santarém, Itaituba e Rurópolis. O chocolate também já chegou a outros estados, como o Mato Grosso, e recentemente foi enviado até para os Estados Unidos.
Elton está otimista com a participação na edição deste ano do festival. “É um evento muito bom para o produtor que traz lá do campo para dentro de um estande desse o conhecimento da agricultura”, destacou. “Estamos aqui com um produto natural – direto da lavoura de cacau para dentro da fábrica e expandindo dentro da Transamazônica. É um sabor muito seleto do cacau.”
Quem quiser conhecer mais sobre a marca ou adquirir os produtos pode procurar por Pérola da Amazônia nas redes sociais.
Ao todo, mais de 200 estandes participam desta edição do Festival Internacional do Chocolate e Cacau. Além dos produtos derivados do cacau e do chocolate, diversos municípios da região aproveitaram a oportunidade para expor a variedade da produção local, reunindo sabores, saberes e culturas do campo à cidade.

Foto: Wilson Soares
O evento acontece das 14h às 22h, com entrada gratuita, no Centro de Eventos Vilmar Soares, em Altamira. A realização é do Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Altamira.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu






















