Familiares do jovem Anderson Juares Buffon, que morreu vítima de acidente de trabalho, na zona rural de Medicilândia, procuraram na manhã desta terça-feira, 19, a Redação do Portal A Voz do Xingu, para contestarem uma reportagem feita por uma emissora de TV de Altamira. Os familiares dizem que não foram procurados pela emissora e que tomaram conhecido da reportagem nesta terça, mas que eles preferiam esclarecer a população o que de fato aconteceu no dia da fatalidade, através do Portal A Voz do Xingu.
De acordo com os familiares, Anderson Juares Buffon, trabalhava na última sexta-feira, 15, junto com o pai, Celso Buffon, mais conhecido como Pico, uma irmã e um primo, num lote que pertence à família, que fica no km 122,5 Norte, cerca de 55km da faixa da rodovia Transamazônica, zona rural de Medicilândia. Foi quando por volta das 17h30, o jovem resolveu cortar com motosserra algumas árvores conhecidas por embaúba, numa área de pastagem. Uma dessas arvores com cerca de 30 centímetros de diâmetro, após ser cortada bateu no chão e o tronco voltou, atingindo a região do abdômen de Anderson.
Diante do acontecido, o pai com a ajuda de demais familiares colocaram o jovem numa rede e andaram por cerca de 3km. Logo em seguida, Anderson foi colocado em um carro que andou por mais cerca de 20km, e devido as péssimas condições do travessão, o rapaz foi novamente transferido, desta vez para uma caminhonete, modelo Hilux.
Por volta das 20h, ainda a caminho do hospital, Anderson Buffon não resistiu e evolui a óbito nos braços dos familiares.
De acordo com a família, eles ainda tentaram buscar atendimento médico no posto de saúde da Comunidade União da Floresta, km 120 da BR-230, mas a unidade estava fechada.
O corpo do jovem foi então levado pelos familiares até o necrotério do Hospital de Medicilândia, onde foram feitos todos os procedimentos cabíveis.
Após isso, o pai do jovem foi quem procurou a Delegacia de Polícia Civil e fez um Boletim de Ocorrência, em que constam essas mesmas informações narradas pelos familiares ao Portal A Voz do Xingu.
Anderson Juares Buffon, nasceu em Joinville, Santa Catarina, e tinha 31 anos de idade. O jovem deixa um filho de 8 anos, que mora no Sul, namoradora, além de pai, mãe, irmãos e sobrinhos, que moram na região da Transamazônica, desde o ano de 1976.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu