Familiares, amigos e representantes da sociedade civil de Vitória do Xingu foram às ruas em protesto, na manhã desta sexta-feira (19 de julho) para pedir justiça para o crime contra Karolliny Dantas, brutalmente assassinada no último sábado (13/7), pelo ex-companheiro. A manifestação começou na Praça da Bíblia. Com cartazes, faixas e vestidos com blusas que tem a foto de Karolliny, os manifestantes percorreram as principais vias da cidade até a sede do Poder Judiciário. No prédio colaram os cartazes que expressavam a revolta popular contra a violência.
Foto: Vitor Danilo / A Voz do Xingu
“É um pedido de justiça, um pedido de socorro. Estamos aqui por todas, não só pela minha irmã, que morreu cruelmente. Ninguém tem o direito de tirar a vida de uma pessoa dessa forma, tão cruel”, declarou Karine Dantas, irmã da vítima.
A caminhada contou com a participação do Movimento de Mulheres de Vitória do Xingu e teve como principal objetivo chamar a atenção das autoridades para a necessidade de uma resposta rápida e efetiva no caso e para que crimes como este não se repitam no município.
Foto: Vitor Danilo / A Voz do Xingu
“O que a gente quer é que a justiça seja feita em nome dela, em nome de todas as mulheres que passaram por isso. Estamos aqui pedindo que as autoridades tomem uma providência e nos apoiem”, disse Karine.
Muito abalada, a mãe da vítima precisou ser amparada por amigos e familiares, durante a caminhada. “Minha filha era uma guerreira, uma filha muito boa”, expressou a mãe inconformada.
Sheila Cristina, amiga de Karolliny, descreveu a jovem como um símbolo de alegria, uma pessoa que estava sempre de bem com a vida. “Ela era simpática, gostava de fazer boas amizades. Estou aqui porque ninguém merece ser morto desta forma.”
O CRIME
Karoliny Dantas, 32 anos, foi morta a facadas na noite do último sábado (13 julho 2024), dentro da própria residência, localizada na travessa Medeiros, bairro Nova Conquista, em Vitória do Xingu, sudoeste do Pará. O principal suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima, Francivaldo dos Santos Ferreira, de 34 anos, que foi preso em flagrante.
De acordo com a Polícia Civil, o casal havia se separado recentemente. Francivaldo, que não aceitava o fim do relacionamento, foi até a casa de Karoliny armado com uma faca. No local, encontrou a vítima conversando com outro homem, com quem ela já havia tido um relacionamento antes de Francivaldo. Com uma faca, Francivaldo partiu para cima do homem que estava na residência, mas ele fugiu pela porta dos fundos. Nesse momento, Francivaldo começou a desferir golpes de faca contra Karoliny, atingindo no peito, pescoço e mão.
O acusado foi preso minutos após cometer o crime, ainda nas proximidades da residência, por uma equipe da Polícia Militar. Ele foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil e, posteriormente, encaminhado para o Complexo Penitenciário de Vitória do Xingu, onde permanece preso à disposição da justiça. Ele deve responder pelo crime de feminicídio.
Por Wilson Soares e Patrícia Pires (A Voz do Xingu)
Fotos: Vitor Danilo