Um grupo da União Nacional Camponesa (UNC) ocupou a fazenda Novo Mundo em Itupiranga, no sudeste do Pará, a aproximadamente 50 km de Marabá. De acordo com a Delegacia de Conflitos Agrários, há cerca de 70 integrantes do movimento acampados no local desde a última sexta-feira (11).
Os policiais estiveram no local duas vezes para negociações com o grupo, que tentou impedir atividades agropecuárias na fazenda. Três armas foram apreendidas e os funcionários da fazenda retomaram o trabalho.
Segundo a Polícia, os camponeses continuam acampados em uma área da fazenda, mas se deslocaram para uma região afastada da sede.
A Secretaria de Segurança Pública (Segup) disse que a sede da fazenda foi liberada depois de uma negociação da Polícia Civil com lideranças do movimento.
No sábado (12), dois integrantes do movimento foram autuados pela Polícia. Um deles deve responder por porte ilegal de arma e esbulho possessório, que é a invasão de propriedade privada, mas pagou fiança e foi liberado. O segundo foi autuado em Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por esbulho possessório e foi liberado.
A Polícia informou que deve ouvir demais integrantes e funcionários da fazenda nos próximos dias.
O delegado Waney Alexandre disse que a Delegacia de Conflitos Agrários já diligenciou junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para que o órgão federal inclua a propriedade rural no Plano de Reforma Agrária.