Search
Close this search box.

Fapespa lança plataforma com dados fiscais de todo o Pará

O Dashboard permite acesso aos dados de registros fiscais de cada município

Continua após a publicidade

Para disponibilizar informações sobre os registros fiscais do Pará e seus respectivos municípios, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), em parceria com o Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), lançou uma nova plataforma denominada Dashboard, com os dados fiscais de todos os municípios paraenses.

O objetivo da iniciativa é auxiliar agentes públicos, setores privados e pesquisadores a compreender melhor o cenário econômico do Estado e ter melhor entendimento da complexidade econômica local, baseada na diversidade e sofisticação dos produtos produzidos e exportados. 

Conforme a diretora de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação (DETGI) da Fapespa, Atyliana Dias, responsável pela elaboração da plataforma, “o Dashboard é uma tecnologia em formato de painel gráfico visual interativo, que facilita o acesso às informações sobre os fluxos de mercadorias em suas perspectivas origem e destino”.

“A nova plataforma é uma tecnologia que promove ainda mais transparência dos dados públicos, possibilitando uma visão abrangente da estrutura comercial dos municípios paraenses e permitindo a utilização dessas informações para o desenvolvimento de diversos estudos e análises que venham a contribuir com o governo do estado do Pará na formulação de políticas públicas”, explica Atyliana Dias, diretora da Diretoria de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação (DETGI) da Fapespa.

Nesta primeira versão do Dashboard, os dados de saídas de mercadorias são organizados de forma intuitiva, facilitando sua visualização e análise. Os dados estão classificados por atividade econômica (CNAE), e pelo código fiscal de operação (CFOP), dividindo-se entre operações (dentro do estado, para demais estados e para o exterior), e observando a origem (emissor) e destino do produto. 

Fonte: Agência Pará

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *