Duas comunidades da região do Arapixuna, em Santarém, oeste do Pará, foram atingidas com o fenômeno terras caídas após chuvas intensas na quarta-feira (20). Uma equipe da Defesa Civil está se deslocando para as comunidades.
Quatro residências das comunidades Guajará e Vila Amazonas foram atingidas pelo fenômeno, canoas e pequenas embarcações utilizadas por pescadores ficaram soterradas.
Moradores relataram que momento do fenômeno foi desesperador. Um jovem que saía para buscar a embarcação que faz o transporte escolar por pouco não foi “engolido” pelas terras caídas.
Um dos principais pontos históricos e turístico da Distrito de Arapixuna, a escadaria do Guajará com 162 degraus também teve a estrutura comprometida pelo fenômeno.
A Defesa Civil foi acionada pelos moradores para fazer o levantamento dos prejuízos causados e direcionar as ações para as famílias atingidas.
Fenômeno Terras Caídas
O fenômeno “terras caídas” acontece quando a correnteza do rio bate com força nas margens e destrói o solo, provocando deslizamentos de terra. O fenômeno é acelerado com a passagem de embarcações de grande porte, que provocam ondas fortes.
G1 Santarém