Embora o calendário oficial ainda não tenha sido divulgado pelo governo do Estado, já se sabe que 2025 contará com 12 feriados nacionais e estaduais, além dos pontos facultativos. Desses, seis são considerados “feriadões”, ou seja, aqueles que caem em segundas, sextas ou quintas-feiras, oferecendo a possibilidade de prolongar o final de semana.
Os ano começou com o feriado nacional da Confraternização Universal, no dia 1º de janeiro (quarta-feira), e segue com a Sexta-feira Santa, em 18 de abril (sexta-feira). Além disso, o calendário traz datas de grande relevância como o Dia do Trabalho, em 1º de maio (quinta-feira), a Independência do Brasil, em 7 de setembro (domingo), e o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em 20 de novembro (quinta-feira), que também contribuem para a dinâmica econômica de várias regiões do Estado.
Entre os feriados estaduais, o destaque vai para o dia 15 de agosto (sexta-feira), que marca a Adesão do Grão Pará à Independência do Brasil, comemorada especialmente nos municípios paraenses.
A possibilidade de feriadões, com datas que se alinham a finais de semana prolongados são oportunidades de viagem para os altamirenses ou mesmo de descanso, já que a maior parte da população disponibiliza propriedades rurais.
A depender do estímulo e de ações que favoreçam atividades turísticas, a área de hotelaria e o comércio local podem ser favorecidos, desde que tenhamos um certo fluxo de entrada de visitantes na cidade.