Os trabalhos de buscas pelo monomotor Cessna AirCraft-210L, de prefixo PR-RAW, que desapareceu no dia 12, após decolar de Jacareacanga, no Sudoeste do Pará com destino a Laranjal do Jari, no Amapá, foram retomadas às 09h30 desta segunda-feira (22), pela aeronave de Busca e Salvamento da Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo a FAB, o avião SC-105 Amazonas SAR decolou de Santarém com destino à área delimitada para as buscas, compreendida entre os municípios de Monte Alegre e Alenquer, no oeste do Pará.
Até domingo (21), a aeronave de busca e salvamento contabilizou 15 horas de voo na operação de busca, que é coordenada pelo Salvaero Amazônico. Foram cerca de sete horas e meia de voo no sábado (20) e sete horas e meia no domingo, na área onde foram rastreados os últimos sinais do celular do piloto Leonardo Pereira Machado, que é do estado de Goiás. O avião SC-105 Amazonas SAR é operado pelo Esquadrão Pelicano.
Com um sistema eletro-óptico de busca de imagem e por espectro infravermelho, o avião permite realizar buscas pelo calor, podendo detectar, por exemplo, uma aeronave encoberta pela vegetação ou uma pessoa no mar.
Informações obtidas por familiares do piloto Leonardo são de que o avião foi visto sobrevoando uma área próxima ao garimpo 13 de Maio, em Laranjal do Jari (Amapá), mas não há confirmação dessa localização.
G1 Santarem