Militares da Força Nacional auxiliaram a Polícia Federal (PF) na retirada do gado ilegal que ainda estava dentro da Terra Indígena Apyterewa, do povo Parakanã, em São Félix do Xingu, no sudoeste do Pará.
De acordo com os responsáveis, cerca de 350 cabeças de gado devem ser apreendidas, já que o prazo para a saída voluntária de não indígenas da área se encerrou. Os animais em boas condições vão ser destinados ao abate.
Para garantir o transporte do gado, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a compra de bens e serviços necessários, determinando que parte do valor arrecadado com os animais seja destinado à compensação de custos, em caso de indenização a propriedades particulares.
A operação de retirada de não indígenas do território, comandada pelo governo federal e iniciada em outubro de 2023, foi determinada por decisão judicial do STF.
A ação, considerada a maior de desocupação já realizada, tinha o objetivo de retirar cerca de 2 mil pessoas que moravam na área, homologada em 2007.
No início de março deste ano. o povo Parakanã, que reside na T.I. Apyterewa, recebeu da ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara, e do Secretário Geral da Presidência, Márcio Macedo, a certidão de conclusão de desintrusão da T.I. O documento marcou a devolução oficial do território.
Com informações do G1 Pará