Menu

Forças de segurança do Estado apreendem carga de cigarros contrabandeados em Benevides

Foto: Divulgação / Agência Pará
Foto: Divulgação / Agência Pará
Continua após a publicidade

Ação integrada pelos agentes de segurança dos Grupamentos Fluvial (GFlu) e Aéreo (Graesp), vinculados a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), junto à Delegacia de Polícia Fluvial (DPFLu) da Policia Civil, realizou a apreensão de três caminhões e um galpão carregados com cigarros contrabandeados. Essa foi uma das maiores apreensões desse material no Estado, na última quarta-feira (17/01/24), no distrito de Murinim, em Benevides. A ação iniciou a partir de uma denúncia anônima ao canal do Disque-Denúncia 181.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Ualame Machado, enfatizou que as ações exitosas seguem sendo resultado dos três pilares da segurança – Integração, Investimentos e Inteligência, a exemplo dessa apreensão de cigarros que foi uma das maiores do Estado.

“Essa ação demonstra a importância do uso da tecnologia, como a denúncia ao 181, o trabalho investigativo aliado a integração das forças, além dos fortes investimentos do governo em novos equipamentos que permitem a celeridade para elucidar crimes. Todo o levantamento para efetuar essa, que é uma das maiores apreensões de cigarro da história do Pará, foi feito nos rios com as duas novas lanchas entregues no último sábado pelo governo, e que hoje já contribuíram para o resultado positivo em mais uma ação. Nós reiteramos, mais uma vez, que o crime não vai se fortalecer no Pará, nós vamos investigar e ir em busca seja pelos rios, pelo ar ou pela terra, para combater ilícitos e reduzir a cada dia a criminalidade”, afirmou Ualame Machado.

Força-tarefa

A força-tarefa iniciou com a investigação da denúncia feita ao 181, de que em um trapiche situado na área era utilizado para contrabando de cigarros. Diante das informações e investigações, equipes do Gflu e DPFLu realizaram incursões nos rios em torno da área citada nas duas novas embarcações entregues pelo Estado no último sábado (13/01), além de sobrevoos com uma aeronave do Graesp, onde foi possível identificar o local.

Foto: Divulgação / Agência Pará

Em seguida, equipes policiais deslocaram por terra e localizaram os três caminhões com a carga, além de uma casa e um galpão onde o material era armazenado em um sítio no distrito de Murinim. Com a movimentação da equipe policial, os envolvidos conseguiram fugir para a mata e todo o material apreendido para ser apresentado a Polícia Federal, que tem a atribuição de realizar os procedimentos judiciários relacionados ao crime de contrabando.

“A apreensão mostra que os nossos rios têm grande potencial logístico para o transporte de cargas e as embarcações são mais adequadas para carregar volumes vultuosos, gerando interesse para o crime e fazendo com que a segurança pública precise estar reforçada com embarcações, equipamentos e formação adequada, fato que vem sendo prioridade nas estratégias de segurança pública nas hidrovias e que vem gerando resultados expressivos com essa apreensão”, disse o titular do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, Delegado Arthur Braga, que esteve coordenando a equipe na ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo protegido.