Quem passou pela orla de Altamira nas primeiras horas desta segunda feira,14, ficou assustado com quantidade de lixo deixado pelos frequentadores do espaço público na tarde deste último domingo. Sacos plásticos, embalagens de bebidas e garrafas de vidro ficaram espalhados ao longo da praça.
O descaso com meio ambiente num dos lugares mais bonitos da cidade pode ser visto, justamente a menos de 24 horas depois que aconteceu uma ação de limpeza formada por dezenas de voluntários, que recolheram mais de duas toneladas de lixo na orla e nas margens do Rio Xingu.
Os garis tiveram muito trabalho na manhã desta segunda-feira, para deixar todo limpo novamente. “Aqui começa na sexta, sábado e domingo. Todo final de semana quando eu chego aqui pra limpar tá essa sujeira”, disse um gari do setor limpeza pública do município, que às 6h30 desta segunda já estava fazendo a limpeza da área.
A praia que fica na parte de baixo da praça também amanheceu completamente suja. “Quem faz esse tipo de coisa não é pessoa do bem. São irresponsáveis que não tem compromisso com nada e depois ainda coloca a culpa no poder público. Eu acho que precisa punição pra esse tipo de gente sebosa”, desabafou um senhor que fazia caminhada na orla, logo cedo.
Além da sujeira, outro perigo visível é a grande quantidade de cacos de vidro que ficaram no gramado.
“É triste ver a orla, um lugar lindíssimo, revitalizado em um dia e no outro dia nesse estado lastimável”, comentou um morador da Avenida João Pessoa, em frente à orla.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu