No período de 03 a 05 de novembro ocorrerá, em Altamira, município do Oeste do Pará, a terceira edição da Festa Literária Internacional do Xingu (Flix), que conta com o apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP). Na programação, a Fundação oferece oficinas e workshops, além de ter equipe técnica mediando debates. O homenageado da edição 2021 é o escritor e bispo emérito do Xingu, Dom Erwin Krautler, como forma de reconhecer a luta do religioso na defesa dos direitos dos povos indígenas da região.
No dia 4, às 10h30, o presidente da FCP, Guilherme Relvas, mediará a mesa “Festas Literárias: tempo presente e tempo futuro”, no auditório da Casa de Memória Transxingu, onde também ocorrerá a oficina “Caminhos do Livro: capacitação para escritores e escritoras locais”, ministrada das 14h30 às 18 h por Douglas de Oliveira, técnico da FCP.
Na mesma tarde e local, a partir das 14 h, o workshop “Biblioteca Arthur Vianna: 150 anos de leitura e informação na Amazônia” compartilhará com os participantes as experiências e desafios envolvidos na gestão do espaço. “Vamos falar sobre o acervo de Obras Raras, os projetos da BPAV e a contemporaneidade da Biblioteca”, informa Socorro Baía, coordenadora da Biblioteca Arthur Vianna, acrescentando que “vamos destacar o papel da Biblioteca na difusão da informação, da pesquisa e da literatura. Também teremos um estande da Fundação com algumas publicações para conhecimento do público”.
A mesa “A Escritura/escrevivência na Literatura do Território da Transxingu” fecha a participação da Fundação no dia 04, com a mediação da coordenadora de Promoção Editorial da FCP, Neila Garcês. O debate será às 15h30, no auditório do Campus I da Universidade Federal do Pará (UFPA).
No dia 5, último dia do evento, a partir de 15 h, a Fundação promoverá a oficina “Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará: boas práticas em bibliotecas – experiências de bibliotecas públicas, escolares e prisionais da região do Xingu”, no auditório do Campus da UFPA/Altamira.
Cenário cultural – Desde sua primeira edição, em 2017, a Flix proporciona um novo cenário cultural a Altamira e demais municípios da região. A Feira apresentará uma programação diversificada, com estandes de obras literárias de âmbito regional e internacional, além de lançamentos de livros, exposições de arte, fotografias, artesanato e produtos agroflorestais, oficinas, mesas temáticas, conferências com palestrantes internacionais, apresentações culturais e shows de artistas paraenses.
Este ano, o evento visa promover o diálogo e a interação entre escritores nacionais e internacionais, com destaque às representações literárias regionais. Seguindo todas as recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) no enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Flix ocorrerá de maneira virtual e presencial.
Fonte: Agência Pará