O Programa Belo Monte Empreende, realizado pela Norte Energia, empresa privada concessionária da Usina Hidrelétrica Belo Monte, chegou a uma nova fase, a chamada Pré-Aceleração. Das 129 ideias de negócio identificadas pelo programa na etapa anterior, 75 foram selecionadas. Os projetos, voltados à sustentabilidade, agricultura familiar, turismo ecológico e comunitário, artesanato, entre outros, receberão apoio para o seu desenvolvimento por meio de mentorias.
Na primeira etapa do programa, chamada Despertar, os futuros empreendedores receberam orientação para o desenvolvimento de suas ideias de negócios através de metodologias apropriadas para projetos na região Amazônica. Agora, eles têm a chance de aprofundarem esse aprendizado com, por exemplo, técnicas para análise da concorrência e da região onde pretendem instalar o negócio, imagem, marketing, modelagem de negócios, visitas de campo, entre outros.
No último sábado e domingo (25 e 26/03), moradores de Altamira, Medicilândia, Brasil Novo e Vitória do Xingu participaram das oficinas desta fase, entre eles Elian Almeida Júnior, de 27 anos, morador de Altamira. Ele pensa em montar uma agência de marketing digital, voltada para atender negócios locais de venda de carros novos e seminovos e de instalação de painéis solares, e percebeu a chance de se capacitar para o desafio por meio do Belo Monte Empreende. conta Elian.
O gerente de Projetos de Sustentabilidade da Norte Energia, Thomás Sottili, explica que o programa visa a formação de novos empreendedores com grande potencial na região do Médio Xingu. “São negócios voltados à sustentabilidade, a produtos florestais não madeireiros, ao turismo, à bioeconomia, à agricultura familiar e a tantas outras ideias. Temos certeza que as próximas oficinas vão trazer ainda mais conhecimento para os jovens poderem trabalhar em suas ideias de negócio e terem sucesso lá na frente”.
Para Álvaro Gomes, de 20 anos, também participante do programa e morador do município de Vitória do Xingu, o seu modelo de negócio ganhou novas possibilidades com as dinâmicas do Belo Monte Empreende. Ele conta que seu projeto foi pensado visando a qualidade de vida e a sustentabilidade para os habitantes da sua cidade e região. “Hoje temos um projeto de hortaliças orgânicas e 100% sustentáveis. Queremos levar alimentos mais saudáveis para as famílias de nosso município, e as etapas do Belo Monte Empreende estão nos ajudando a desenvolver as atividades necessárias à criação da nossa empresa. O nosso projeto pretende reduzir a emissão de CO2 na atmosfera, mostrando que é possível entregar produtos de qualidade e sustentáveis”.
No próximo final de semana (01 e 02/04), acontecem mais duas oficinas desta fase, com a participação de negócios propostos por moradores de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia e Senador José Porfírio, além das comunidades indígenas Panaiku e Juruna Tubyá.
Sobre o programa
Com duração de 24 meses, o Belo Monte Empreende é desenvolvido pela Norte Energia em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia (CEA), beneficiando moradores das comunidades da área de influência da UHE Belo Monte. Ao longo da sua execução, desde agosto do ano passado, o programa já contou com centenas de participantes. Ao final desta etapa de Pré-Aceleração, serão selecionadas até 20 ideias de negócios para darem continuidade aos projetos idealizados através da fase de Aceleração do programa.