A Polícia Federal retirou 18 garimpeiros neste sábado (27) da Terra Indígena Baú, no sudeste do Pará. Lideranças indígenas dizem que os homens estavam detidos por estarem explorando ilegalmente a região.
Os 13 homens e 5 mulheres estavam sendo feitos reféns por indígenas Kaiapó desde o início da semana. Os garimpeiros foram levados para a delegacia de Altamira para serem ouvidos.
A Polícia Federal informou que a ação de resgate continua neste domingo (28) e que ainda não se sabe o total de garimpeiros que seguem em poder dos indígenas.
A ação realizada neste sábado também conta com o apoio do Ibama, da Força Nacional, e da Força Aérea.
Terra Indígena Baú
A localidade, cuja área equivale a 1,5 milhão de campos de futebol em Altamira, no sudeste do Pará, teve o território homologado em 2008.
Na TI, vivem cerca de 190 indígenas dos povos Pu´rô, que são isolados, e os Kayapós. A localidade não possui rede de internet ou telefone e a comunicação só é feita via rádio amador por meio de frequência.
É uma das unidades de conservação da Terra do Meio na região entre os rios Xingu, Iriri e Curuá, que é um aglomerado de terras protegidas por lei.
Fonte: G1 Pará