Governo anuncia ampliação do Hospital Regional da Transamazônica após mobilização popular em Altamira (PA)

Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Foto: Wilson Soares - A Voz do Xingu
Continua após a publicidade

A mobilização da população e de gestores municipais durante a Sessão Ordinária da Alepa Itinerante, realizada no último dia 21 de outubro, em Altamira, resultou em um importante avanço para a saúde pública da região do Xingu. Na tarde desta quarta-feira (29/10), durante uma reunião na sede da Associação dos Municípios do Consórcio Belo Monte (ACBM), foi anunciado que o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) passará por um processo imediato de ampliação.

O encontro foi presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Francisco das Chagas Silva Melo Filho, o Chicão, que destacou o papel decisivo da sociedade na conquista.

NotíciasRelacionadas

“Os méritos são de vocês. Se não tivessem chamado atenção naquele dia em que estivemos aqui com a Alepa Itinerante, com faixas e manifestações, talvez essa reunião nem estivesse acontecendo hoje”, afirmou o parlamentar na abertura do evento.

Foto: Wilson Soares

Também participaram da reunião outros quatro deputados estaduais que representam a região, além de prefeitos de diversos municípios do Xingu, vereadores, secretários de saúde, lideranças políticas e representantes da sociedade civil.

A líder do Movimento de Mulheres Negras da Região do Xingu, Mônica Brito, reforçou a necessidade urgente da ampliação.

Foto: Wilson Soares

“Sempre apoiamos as políticas públicas, especialmente na área da saúde. A demanda aumentou muito na região, e precisamos estar unidos para conquistar a ampliação do Hospital Regional da Transamazônica. Também precisamos de um hospital de prevenção, para cuidar antes que as doenças se agravem”, destacou Mônica Brito.

O anúncio da ampliação foi feito pela secretária adjunta de Saúde Pública do Estado do Pará, Heloísa Guimarães, que apresentou o projeto durante o encontro. Segundo ela, os estudos técnicos devem começar no início de novembro, e as obras estão previstas para começar em fevereiro de 2026.

Foto: Wilson Soares

“A saúde em Altamira é uma prioridade. Por isso, vamos acelerar esse projeto. Os leitos de UTI adulto passarão de 9 para 20; os de UTI pediátrica, de 5 para 10; e os de UTI neonatal, de 5 para 20. Nossa meta é entregar tudo até julho do próximo ano”, afirmou Heloísa.

Ela acrescentou ainda que a Policlínica de Altamira será concluída o mais breve possível e que as obras do Hospital Materno-Infantil devem ser retomadas em 2026.

O presidente da ACBM e prefeito de Vitória do Xingu, Márcio Viana, classificou o anúncio como “um dia histórico” para a região.

“A tão sonhada ampliação do Hospital Regional está sendo oficialmente anunciada pelo deputado Chicão e pela secretária da Sespa. É um momento de grande conquista para todos nós. Quero também agradecer ao nosso governador Helder por ter nos atendido com essa demanda da saúde, que é urgente”, destacou Márcio Viana.

Encerrando o encontro, o deputado Chicão reafirmou o compromisso da Alepa com o retorno das demandas apresentadas pela população.

“Quando a Assembleia veio até aqui, recebeu essa reivindicação, encaminhou aos responsáveis e hoje estamos de volta para dar uma resposta concreta, conforme o compromisso que firmamos com o governador Helder Barbalho”, concluiu.

Inaugurado em dezembro de 2006, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) é referência em média e alta complexidade e atende pacientes de dez municípios da região da Transamazônica e do Xingu. Há anos, a unidade enfrenta superlotação, principalmente nos leitos de UTI. A ampliação já havia sido anunciada em outras ocasiões, mas o projeto nunca saiu do papel.

Com o novo anúncio, renasce a esperança de que, desta vez, as obras sejam concluídas e contribuam para aliviar o colapso enfrentado pela saúde pública na região do Xingu.

Por Wilson Soares – A Voz do Xingu

Compartilhe essa matéria:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn

RelatedPosts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você não pode copiar conteúdo desta página