Um assalto foi registrado na tarde de sábado (21.fev.2026), por volta das 16h30, no Garimpo do Jango, localizado na região de Crepurizinho, no município de Itaituba, sudoeste do Pará. De acordo com a Polícia Militar, cerca de seis homens fortemente armados, usando fardas semelhantes às da Polícia Federal, invadiram o local, renderam trabalhadores e efetuaram disparos durante a ação. O grupo teria chegado ao garimpo se passando por agentes federais.
Durante o assalto, foi roubada uma caminhonete Hilux branca, blindada, além de uma quantidade de ouro recém-extraído. Não foi informado o peso nem o valor estimado do minério levado.
Após serem acionados, policiais militares do 15º Batalhão realizaram buscas na região e localizaram o veículo abandonado nas proximidades do garimpo. No local, foram encontrados diversos estojos de munição deflagrados, o que indica troca de tiros.
Apesar do confronto, nenhum trabalhador ficou ferido. Segundo relatos repassados à polícia, um dos suspeitos teria sido atingido de raspão no abdômen durante o tiroteio, mas conseguiu fugir com o restante do grupo.
A suspeita é de que os criminosos tenham utilizado o rio como rota de fuga, prática comum em áreas de garimpo na região do Tapajós. Equipes da Polícia Militar seguem realizando rondas e diligências, mas até o momento nenhum suspeito foi preso.
Com informações de O Liberal.


















