Sabendo da baixa no estoque de sangue do Centro de Hemoterapia de Altamira, Vivian Silva decidiu contribuir com um gesto que pode salvar vidas, a doação de sangue.
O hemopa passa por um momento crítico com a baixa no abastecimento de bolsas de sangue para atender a demanda diária de hospitais. Além da demanda do município, o hemocentro atende e abastece também unidades médicas dos municípios da região do Xingu. Por isso a doação é tão importante.
Para aumentar o número de doações a gerencia do hemocentro decidiu buscar parcerias com alguns estabelecimentos para fazer sorteio de vários brindes. Quem doar sangue estará concorrendo aos prêmios que serão sorteados no final do mês.
Para quem deseja se tornar um doador é importante comparecer na unidade para tirar as dúvidas e até esclarecer alguns mitos. A doação é bem simples e o voluntário precisa atender alguns requisitos, como:
- Ter entre 16 e 69 anos. Pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado sangue alguma vez antes dessa idade
- Pesar no mínimo 50kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
- Estar alimentado, por isso evite alimentos gordurosos e aguarde até 2 horas para doar
- Apresentar documento original com foto, que permita o reconhecimento do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Pessoas com menos de 18 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis ou com formulário de autorização.
Uma doação pode salvar até três vidas. O sangue doado não é usado apenas para cirurgias. Menos de 2% da população brasileira doa sangue regularmente. No Brasil, segundo o ministério da saúde, 1,8% da população doa sangue com regularidade. Em algum momento da vida você também pode precisar de doação de sangue.
Fonte: Confirma Notícia