Até o dia 30 de julho, a Fundação Hemopa está chamando voluntários da doação de sangue para aderir à campanha do veraneio “Antes de sair de férias, doe sangue, salve vidas”. A doação pode ser feita em 11 unidades da hemorrede estadual.
Segundo o Hemopa, o intuito é chamar atenção da população, potencialmente doadora, para realizar a coleta de sangue no período de férias escolares e de trabalho e, assim, manter a regularidade do estoque de sangue para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar.
Atualmente, em Belém, a média diária é de 200 coletas de sangue, quando o ideal seria de 280 doações.
Organizada pela Gerência de Captação de Doadores (Gecad), a campanha estratégica do verão destaca as várias possibilidade de acesso ao serviço de coleta de sangue no Pará, entre elas, o agendamento de doações de sangue pelo número 08002808118.
Caravana Solidária
A assistente social Juciara Farias, titular da Gecad, explica que há ainda outros serviços, como a disponibilidade de Caravana Solidária.
Um micro-ônibus transporta pequenos grupos de doadoes, apanhando os voluntários e os levando até o serviço de coleta de sangue. Em seguida, o grupo é levado de volta ao local de origem.
Farias lembra da descentralização da coleta de sangue com a disponibilidade de duas unidades móveis de coleta de sangue.
“No sábado (24), tivemos um saldo de 190 coletas que vão beneficiar cerca de 760 pacientes. As campanhas foram realizadas em Belém e Marabá. Agradecemos aos voluntários por dispensar um pouco do seu tempo para salvar vidas com a doação de sangue. Só temos a agradecer”, anunciou.
Doação em Icoaraci
Nesta terça (26), até quinta (27), está agendada campanha externa em parceria com a Estação Cidadania, no distrito de Icoaraci, em Belém, das 8h às 14h.
As instituições interessadas em compor parceria com a Fundação Hemopa devem entrar em contato pelo telefone: (91) 3224-5048, de segunda a sábado de 8h às 17h.
Quem pode doar:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);
- Ter mais de 50 kg;
- Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);
- Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
- Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
- Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
- Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
Para mais informações: ligar para 08002808118, de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h.
Fonte: G1 Pará