O corpo do homem que havia desaparecido nas águas do Rio Xingu foi encontrado por volta das 21h desta segunda-feira (19.jan.2026), na praia da orla de Altamira, no sudoeste do Pará.
A vítima foi identificada como Idenilton Silva Souza, de 49 anos. De acordo com informações, o corpo foi localizado boiando nas proximidades do mesmo ponto onde ele havia desaparecido na noite de domingo (18). Testemunhas relataram que Idenilton chegou ao local de bicicleta e, após entrar no rio para se banhar, não foi mais visto.

Familiares e amigos acompanharam as buscas na praia da orla de Altamira. Foto: Reprodução das Redes Sociais
Equipes de segurança pública e mergulhadores do 9º Grupamento de Bombeiros Militar (9º GBM) iniciaram as buscas ainda na noite de domingo, mantendo os trabalhos ao longo de toda a segunda-feira, até a localização do corpo.
Ainda segundo informações apuradas, Idenilton possuía problemas de mobilidade, em decorrência de um afogamento sofrido anteriormente na cidade de Macapá, no estado do Amapá.
No mesmo local, um jovem também chegou a se afogar na tarde de domingo, mas conseguiu sobreviver após ser socorrido pela equipe do Corpo de Bombeiros.
A área onde o corpo foi encontrado é considerada de risco e registra ocorrências frequentes de afogamento. Somente no último ano, ao menos seis pessoas perderam a vida no mesmo trecho do rio. Diante do histórico de acidentes, autoridades locais adotaram normas e restrições, como o funcionamento controlado da praia, com o objetivo de reduzir o número de fatalidades.
Por Wilson Soares – A Voz do Xingu






















