Uma manhã cheia de alegria para as crianças internadas no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT). Esse foi o clima, na quinta-feira (17/10), na unidade em Altamira, região sudoeste do Pará. As duas animadoras de eventos infantis crianças se vestiram de palhacinhas com roupas coloridas, e visitaram a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica e a Clínica Pediátrica. A brincadeira tomou conta do ambiente e as crianças participaram para valer.
Brindes e lanches foram distribuídos para meninas e meninos enquanto eles se divertiam durante as atividades. As mães dos bebês recém-nascidos internados na UTI Neonatal também participaram da programação nesta quinta-feira (17).
Foto: Divulgação/HRPT
Francisco Neto, de 11 anos, é do município de Pacajá. Internado na Clínica Pediátrica, o menino se recupera de um acidente de trânsito e não dispensou as brincadeiras, e, assim como as outros pacientes da clínica, ele teve o rosto pintado com a representação do seu personagem preferido dos desenhos animados.
“Achei muito legal. Ganhei uns presentes porque eu acertei na brincadeira de jogar a bola na boca do palhaço. Eu consegui ganhar na última chance. Também gostei muito que elas pintaram o meu rosto parecido com o desenho do Flash, que eu também gosto de assistir”, relatou o estudante do município de Pacajá.
Foto: Divulgação/HRPT
Pedro Lucas, também de 11 anos, se recupera de um quadro de pneumonia. Ele é fã da série de filmes do Homem-Aranha, e, como as demais crianças, também ganhou a marca do super-herói favorito pintada no rosto.
“Os filmes dele são legais e eu sempre assisto quando encontro na internet. Por isso eu escolhi essa pintura. Também foi legal essas brincadeiras e a que eu mais gostei foi a do golfe. Nunca tinha participado. Consegui ganhar muitos brindes”, disse o paciente internado na Clínica Pediátrica.
O médico pediatra Sebastião Júnior, que acompanha o tratamento das crianças internadas no Hospital Regional da Transamazônica, foi um dos idealizadores da ação e reforça a importância da humanização voltada aos pacientes.
Foto: Divulgação/HRPT
“A gente tenta tornar esse momento de internação mais tranquilo, com alegria, trazendo o paciente para esse momento de descontração, incluindo os familiares daquele paciente. Queremos que essas pessoas se tornem queridas e acolhidas por toda equipe”, esclareceu o pediatra.
Ainda durante a programação do mês das crianças, acadêmicos de Medicina da Universidade Federal do Pará, em Altamira, que fazem parte do projeto “Doutores da Alegria”, se juntaram ao Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital e ofertaram uma tarde alegre para as crianças. Uma competição de escultura com massa de modelar movimentou a brinquedoteca da unidade.
O Hospital Regional Público da Transamazônica é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), e disponibiliza assistência humanizada.
Texto de Jonas Ribeiro / Ascom HRPT