Os cuidados com a saúde do público feminino são evidentes em várias especialidades de exames, mas neste período do ano, devido à campanha Outubro Rosa, a mamografia tem sido um dos mais procurados no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira.
A unidade oferta mais de 15 tipos de exames essenciais no Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT) para moradores de 9 municípios da região sudoeste do Pará. Cerca de 500 mil pessoas são beneficiadas com os serviços de saúde ofertados.
Jucélia Cardoso, de 47 anos, preocupada com a própria saúde, alega que sempre realiza exames de rotina. Ela relata que conhece a luta de pessoas que fazem tratamento de câncer, e por precaução, decidiu fazer o exame de mama pela primeira vez.
“O que me fez realizar o exame foi a preocupação com a minha saúde, pois já vi muitos casos de câncer e sei que é uma doença silenciosa. É importante que a gente faça o diagnóstico no início para que o tratamento seja mais eficaz. Por isso que me preocupei, fui ao médico e ele me encaminhou para fazer o exame”, esclareceu a usuária do serviço de saúde.
Meire Dias, de 46 anos, também fez o exame pela primeira vez. Ela explica que teve alguns sintomas desconfortáveis como dores e formigamento na mama. Chegou a fazer uma ultrassonografia, mas não apresentou alterações no resultado do exame. Como os sintomas persistiram, ela decidiu fazer a mamografia.
“Algumas colegas de trabalho me orientaram e incentivaram a fazer esse exame. Acredito que as campanhas realizadas por várias instituições, inclusive pelo Hospital Regional, são importantes para alertar as mulheres sobre o cuidado com a saúde”, explicou a comunicadora.
O Exame
A mamografia é feita com o uso de raio-X de baixa dose para examinar o tecido mamário. É um dos métodos mais eficientes para detectar o câncer de mama nas suas fases iniciais, aumentando as chances de cura. Realizar a mamografia de forma regular aumenta a tranquilidade e segurança das mulheres, permitindo que elas tenham conhecimento do seu quadro de saúde.
Desde janeiro até agora, 1.123 exames de mama foram realizados no Hospital Regional da Transamazônica. O Ministério da Saúde recomenda que mulheres com 40 anos ou mais façam o teste anualmente. Mulheres entre 50 e 69 anos devem fazer uma mamografia a cada dois anos.
Campanha interna
Durante todo o mês de outubro, o HRPT realiza ações para conscientizar a sociedade e colaboradoras sobre a importância de realizar o exame de mamografia. Neste período, a fachada do prédio deverá permanecer iluminada na cor rosa durante a noite, em referência à campanha do mês de outubro. Palestras e rodas de conversas com colaboradoras foram realizadas no decorrer da campanha.
O Hospital Regional Público da Transamazônica é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Saúde Pública do Pará (SESPA). A parceria fortalece a importância na disseminação de informações sobre saúde pública na região da Transamazônica.
Texto de Jonas Ribeiro / Ascom HRPT
Fonte: Agência Pará